Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia mundial da Saúde

Dia mundial da Saúde

publicado: 07/04/2017 13h26 última modificação: 07/04/2017 13h26

O Dia Mundial da Saúde é comemorado todo dia 07 de abril. A data foi escolhida por ser a mesma da criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948. O objetivo dessa comemoração é conscientizar a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis e também falar de alguns problemas de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos e ensinando sobre a prevenção.

A cada ano um tema relacionado com a saúde é escolhido e abordado ao redor do mundo por meio de campanhas de conscientização. Este ano, a OMS alerta a respeito da Depressão, O número de pessoas que vivem com depressão, segundo a organização, aumentou 18% entre 2005 e 2015. A estimativa é que, atualmente, mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofram com a doença em todo o mundo

O Coordenador do Curso de Gestão em Saúde da SEaD, professor Daniel Henrique Espídula afirma que é preciso entender que a depressão é uma doença. Ela fica caracterizada por transtornos de humor. "A primeira coisa é identificar o que é depressão e o que não é. É muito comum as pessoas confundirem depressão com tristeza. Tristeza é um estado emocional como alegria e raiva. Elas vêm e passam. Não tem uma durabilidade muito grande, enquanto que a depressão, por ser um estado de adoecimento, é um processo, leva um certo tempo para se instalar. Geralmente, levamos de dois a seis meses para termos um quadro de depressão", orienta.

Daniel informa ainda que para identificar um estado de depressão, é necessário ficar atento a algumas características dessa enfermidade. "Um dos sintomas é um "desinvestimento da vida". As pessoas com depressão começam a abrir mão disso, cabelo, unhas, barba, roupa, esses cuidados vão ficando de lado. Param de se alimentar. Também notamos muitos pensamentos negativos e de caráter suicida", conta.

Ainda de acordo com o Coordenador do Curso de Gestão em Saúde da Univasf, é importante salientar que quando esses sintomas começarem a se repetir, é necessário procurar ajuda médica.

Portanto, se você identifica esses sintomas em alguém que você conheça ou em você mesmo, procure um médico. Depressão é doença!