Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em cinco anos de SEaD, mais de mil estudantes diplomados

Em cinco anos de SEaD, mais de mil estudantes diplomados

publicado: 17/04/2017 11h21 última modificação: 17/04/2017 11h21

Em abril de 2012, três anos após a sua criação, a SEaD/Univasf iniciava seus primeiros cursos de Formação Pedagógica aprovados pelo PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica): Artes Visuais, Biologia, Educação Física, Física, Matemática e Química. No mesmo ano foi ofertado o primeiro curso de Especialização a distância da Univasf: Ensino Superior, Contemporaneidades e Novas Tecnologias.

Hoje, apenas cinco anos depois, a SEaD já promoveu a formação de mais de mil alunos através de seus cursos: 825 em formações pedagógicas e 752 em especializações lato sensu (Libras, Ensino de Química e Biologia, Gestão Pública, Gestão Municipal, Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias, docência em Biologia e Gestão em Saúde). Este último, com 230 alunos, representa o maior número de formados neste período de cinco anos de atuação da SEaD.

Gráfico Formandos SEaD

Para o Secretário da SEaD/Univasf, Ricardo Duarte, é uma grande vitória ter tantos alunos formados em uma modalidade de ensino que apresenta índices de evasão tão altos. "Para nós, da SEaD e, de modo especial, para mim, estando Secretário de Educação a Distância da Univasf, cada aluno que se forma, cada aluno que defende seu Trabalho Final de Curso - TCC, que conclui seu Estágio Obrigatório, é um sinal de vitória e uma manifestação de alegria! Alegria, pois esta pessoa terá sua vida melhorada em vários aspectos, com destaque para o profissional. E é também uma vitória, afinal, na Educação a Distância, as taxas de evasão são enormes. Entra-se um número expressivo de alunos, mas poucos conseguem chegar até o final, pois as dificuldades, por vezes, tomam mais espaço do que as perspectivas das mudanças que virão com a conclusão da trajetória, ", conta.

Um desses vitoriosos é Marcelo Alves, formado em Matemática em junho de 2014. As mudanças e a gratidão pela oportunidade podem ser percebidas em sua fala. "Eu agradeço a Univasf por proporcionar a oportunidade de me graduar na área que atuo, que é matemática, e dizer que foi muito enriquecedor, além de prazeroso, não só para mim, como para todos que tiveram a oportunidade de participar". Marcelo conta ainda que cursar Matemática, na SEaD, mudou, de fato, a sua vida. "Pessoalmente, digo que graças a isso prestei um concurso do estado da Bahia e consegui aprovação. A Univasf abriu um leque de conhecimentos muito útil e agradeço de coração a todos que compõem a Universidade. Parabéns pelo belíssimo trabalho desenvolvido, pessoal. Que Deus abençoe a todos", agradece.

Atualmente, a SEaD conta com mais de mil alunos, nos cursos de especialização e de graduação. Em 2016, acontecerá a primeira formatura de graduação da Secretaria. "Cada formatura, e esse ano teremos a formatura dos primeiros alunos de graduação, deve ser comemorada com muito entusiasmo, pois são vidas que serão definitivamente transformadas pelo poder da Educação!", comemora Ricardo.

Além de todos esses alunos dos cursos de formações pedagógicas, graduação e especializações, a SEaD também conta com milhares de estudantes dos cursos de extensão - Espanhol Básico e Espanhol para Negócios - na modalidade MOOC (Cursos Massivos, Abertos e Online). São mais de 28 mil cadastrados, na Plataforma, o que faz com que, atualmente, somando-se os alunos de especializações, graduação e extensão, a Secretaria conte com mais de 30 mil alunos buscando e dispondo de seus serviços. Nós acreditamos nisto e nossa missão se reafirma a cada dia: a Educação a Distância quebra barreiras e aproxima as pessoas dos seus sonhos.