Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Entrevista de Abril é com o Coordenador do curso Gestão de Saúde

Entrevista de Abril é com o Coordenador do curso Gestão de Saúde

A cada mês a equipe de comunicação da SEaD/Univasf irá conversar com os coordenadores dos cursos oferecidos pela Secretaria. Assim, você poderá conhecer um pouco, de maneira rápida e direta, do que cada um deles trata e qual o seu objetivo.
publicado: 25/04/2017 08h48 última modificação: 25/04/2017 08h48

O primeiro curso a ser conhecido aqui é o de Gestão de Saúde. Para apresentá-lo, nós tivemos uma conversa bem coloquial e interessante com o professor Daniel Henrique Espíndula, coordenador do curso.

O professor Daniel Espíndula é Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Univasf. Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase nos seguintes temas: Violência, Exclusão, Psicologia da Saúde, Adolescência/Juventude, Representações Sociais e Práticas Educativas

Professor, qual motivação para este curso ter vindo para a SEaD?

O curso de gestão de saúde vem de uma proposta do PNAP (Programa Nacional de Administração Pública), e é financiado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que é o órgão de fomento, responsável pela qualificação de capital humano. Ele vem pra região, no Vale do São Francisco, na iniciativa de capacitar gestores públicos para a área de saúde.

Sendo assim, como o curso de Gestão de Saúde contribui para a área da saúde no Vale do São Francisco?

O que a gente já sabe na questão da saúde pública? Três, em cada quatro profissionais de saúde, hoje, trabalham no SUS. Dentre as diversas atividades, a gente vai encontrar atividades de gestão de bem público. Sendo assim, a gente vem para capacitar os gestores que já estão no serviço, aqueles profissionais de saúde que pretendem entrar no serviço de saúde público, que pretende ocupar espaços de gestão. A gente vem, na verdade, qualificar esse capital humano. Diferentemente de outras abordagens ou de outras naturezas de gestão que enfocam muito numa gestão privada. Gestão empresarial. A gente sabe que uma gestão pública segue outro ordenamento. É para isso que ele vem, para mostrar esse outro olhar de formar gestores públicos e diminuir as dificuldades enfrentadas hoje na gestão da saúde pública, por exemplo.

Em um ambiente de grande evasão como o da Educação a Distância, o curso de Gestão em Saúde é um dos que possui menor índice de abandono. A que se deve esse fator?

A baixa evasão se deve a alguns pontos. Um deles é o reconhecimento dos estudantes, por conta de nosso corpo docente. Hoje, ele é formado, em sua maioria, por mestres e doutores. Todos eles têm uma interface com a questão da saúde, da saúde pública. A orientação do curso ajuda muito nisso.

O outro caráter é que os estudantes encontram no curso algo palpável pra vida deles no âmbito profissional. Acho que isso diminui muito a evasão. Sem contar, também, com a equipe dos tutores que ficam acompanhando o processo. Eu acredito que o jogo sendo claro, a educação fica mais lógica e tem sentido para a vida do discente. Ele vê ali as questões cotidianas dele, os exercícios são voltados para isso. Ele tem uma situação problema e traz isso para o curso. Os TCCS dos alunos têm refletido muito isso. Geralmente são questões de gestão. Ele encontra o problema lá em seu ambiente de trabalho e vai buscar na literatura para responder.

Esses são pontos que fazem nós termos uma evasão relativamente baixa e já termos 230 formados. Foram 124 na primeira turma e 96 na segunda.