Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Polo de Campo Formoso beneficia mais de 300 alunos

Polo de Campo Formoso beneficia mais de 300 alunos

por publicado: 09/06/2017 11h01 última modificação: 09/06/2017 12h40

Nos quase 40 polos de apoio em que a SEaD UNIVASF está ao longo dos estados de Bahia, Pernambuco e Piauí, muitas vidas são transformadas pelas educação. Em cada estado, cada município, cada polo, famílias ganham uma nova perspectiva pelo ensino que chega através das redes. Exemplo disso é o polo de apoio do município de Campo Formoso-Ba.

Fundado em 1880, Campo Formoso é um município baiano com população estimada em pouco mais de 73 mil habitantes e é conhecido por suas grutas e pela exploração de esmeraldas. Neste contexto, a falta de uma universidade costumava ser sentida pela população que tinha, como alternativa, ir até à capital ou até municípios próximos para ter a oportunidade de um curso superior. Essa realidade mudou com a chegada do polo de apoio.

Cleiton Lopes Mariano é aluno de bacharelado em Administração Pública. Ele diz que a presença da SEaD no município, através do polo, ajudou muito no seu ingresso na universidade. " Com certeza facilitou bastante, não só a mim,  mas creio que a grande maioria das pessoas que estão cursando. Além disso, o que me fez fazer esse curso  foi o simples fato de ele oferecer múltiplas possibilidades de exercício profissional, já que toda empresa de qualquer setor necessita ser conduzida racionalmente. Desde modo, o campo de trabalho em Administração é amplo, ou seja, este profissional pode atuar nas empresas em diversos setores, em atividades ligadas a recursos humanos, departamentos contábil e financeiro, logística", disse Cleiton.

Atualmente, o polo tem, em andamento, os cursos de Graduação em Pedagogia, Bacharelado em Administração Pública e Especialização de Gestão em Saúde, através da SEaD - UNIVASF, Especialização em Mineração e Meio Ambiente, Graduação em Matemática, pela UFRB, Especialização em Gestão Pública, pela UFBA, e curso técnico Secretário Escolar, por meio do IFBAIANO. São mais de 300 estudantes beneficiados com os cursos ofertados na cidade.

Para o secretario de educação a distância da UNIVASF, Ricardo Duarte, o Polo de Apoio presencial é de suma importância para o aluno e para a comunidade onde ele está instalado."Muitos alunos dos cursos a distância não dispõem de computadores e internet em casa; outros,  tem limitações no uso das TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação. Assim, o polo se torna um espaço importante de ajuda, de interação. Uma verdadeira central de suporte aos alunos da Educação a Distância".

Cleiton conta que tem participado de atividades presenciais no polo de apoio, o que tem ajudado na consolidação do seu aprendizado. "Já fui a atividades no polo. Foi muito legal pois pude esclarecer dúvidas e entender ainda mais a importância do curso EAD".