Você está aqui: Página Inicial


Publico Alvo: Profissionais de Educação das Instituições Públicas

(docentes e técnico-administrativos)
Inscrições encerradas!


Diante do atual cenário da educação no país, observa-se que estamos num momento importante de redefinição dos caminhos até então escolhidos, o que remete-nos a refletir sobre a formação profissional e, consequentemente, nos instrumentos de ensino-aprendizagem para garantir profissionais com autonomia e ética.


Talvez seja importante lembrar que a Universidade é filha de uma transição da humanidade por paradigmas que influenciaram a Idade Média para uma nova visão de mundo: a Renascença, onde a vida rural abria-se para uma vida urbana, o pensamento dogmático expunha-se ao racionalismo, e a visão de um mundo eterno e espiritual para um mundo temporal e terreno. Duas características se estabeleciam nesse momento: o estudo livre associado ao desejo de assegurar liberdade às atividades praticadas e o caráter associativo dos estudiosos em grupos, sob a necessidade de um fórum particular para debates sobre o entendimento do universo, sobre a vida social e política em cidades, sobre as relações do comércio, entre outros do mudo da vida e do trabalho. Isso revela-nos uma revolução que processava-se nas Universidades em sua origem, contudo com o passar das décadas a Universidade começou a se acomodar, temendo as grandes mudanças, fugindo das decisões, contrariando sua premissa essencial de produzir transformações.

 

Seminário de Educação Universitária: Nas Fronteiras do Futuro - Os Caminhos do Ensino Universitário tem por premissa reunir talentos sobre a formação universitária para refletir sobre seus caminhos nesses tempos de dificuldades éticas.


Objetivo Geral

 

 

 

Refletir sobre os desígnios da Educação Universitária: sua trajetória e seu papel na sociedade.

Objetivos Específicos

 

  • Fortalecer a visão dos participantes sobre a importância da universidade como guardiã do sonho dos estudantes.
  • Sensibilização para uma formação de qualidade e, em especial, no nível universitário.
  • Produzir espaços autopoiéticos.
  • Permitir a troca de experiência entre gestores e pensadores na área da educação.
  • Traçar metas definidas quanto ao real papel do Sistema de Ensino Brasileiro.

Período do Evento

 

O Seminário será realizado no período de 17 a 19/04/2017 no Complexo Multieventos da UNIVASF em Juazeiro-BA. Apresentando a formatação de mesas redondas e oficinas autopoiéticas.

 

 


Público-Alvo


Profissionais de educação das instituições públicas (docentes e técnico-administrativos).

 

 


Mesas Redondas

 

  • O Sonho da Universidade
  • A Trajetória da Universidade Brasileira e suas encruzilhadas

Oficinas

 

  • A Universidade que eu Sonho
  • A identidade do professor nas diferentes atuações, desde o fundamental até a universidade (capacidade de classificar os objetivos para cada fase).