Você está aqui: Página Inicial > Convidados

 

Leonardo Boff (*1938) doutorou-se em teologia pela Universidade de Munique. Foi professor de teologia sistemática e ecumênica com os Franciscanos em Petrópolis e depois professor de ética, filosofia da religião e de ecologia filosófica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Conta-se entre um dos iniciadores da teologia da libertação. É assessor de movimentos populares. Em 1985 foi condenado a um ano de silêncio obsequioso pelo ex-Santo Ofício, por suas teses no livro Igreja: carisma e poder (Record), A partir dos anos 80  começou a aprofundar a questão ecológica como prolongamento da teologia da libertação, pois não somente os oprimidos devem ser libertados mas também os ecossistemas e o inteiro planeta Terra. Em razão deste compromisso participou da redação da Carta da Terra e é membro de sua Comissão. Publicou mais de 90 livros, traduzidos em diversos idiomas, alguns premiados no Brasil e no estrangeiro. Salientamos Ecologia: grito da Terra, grito do pobre (Vozes) pelo qual recebeu o prêmio Sérgio Buarque de Holanda como o melhor ensaio social do ano de 1994 e em 1997 nos EUA foi considerado um dos três  livros publicados naquele ano que mais favorecia o dialogo entre ciência e religião, O casamento do céu com a terra (Ed. Mar de Ideias), prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil como o melhor reconto do ano de 2001  e The Tao of Liberation: exploring the Ecogoy of Transformation, em colaboração com Mark Hathaway e Prefácio de Fritjof Capra, ganhando a medalha de ouro da instituição Nautilus em 2010 no campo da nova ciência e cosmologia.  Recebeu diversos prêmios e títulos de dr.honoris causa no Brasil e no exterior. Hoje é referência nacional e internacional na reflexão de temas como ética, política, direitos humanos, ecologia e espiritualidade. Desde 2001 é colunista semanal do Jornal do Brasil, de jornais de inúmeras cidades brasileiras e de jornais estrangeiros

 

Dr. Jean Obry, profissão médico, especialista em homeopatia e psicossomática. Doutor, entretanto, honoris causa, dada a dimensão de seu conhecimento, de suas experiências, de sua sabedoria. Cidadão do mundo. Viajou por todos os continentes do planeta e conviveu com várias culturas, desde as mais primitivas até aquelas mais sofisticadas e poderosas. Absorveu experiências incomuns e tornou-se um cientista das ciências da vida. É pesquisador da consciência humana no desenvolvimento de competências para a autonomia e para o gerenciamento ético da realidade. Filósofo, humanista e espiritualista, tem sido assessor de muitos políticos e pessoas de altos escalões de governos. Homem de muitas facetas e sapiência. É francês na nacionalidade, africano pela humanidade e tornou-se brasileiro pelo coração. É escritor, e muitas são as facetas de sua performance literária. Escreveu o livro “Brasil meu amor: substituindo o jeitinho pelo talento”, que demonstra uma percepção singular da realidade do Brasil, além de uma compreensão profunda das interações humanas, a exemplo das dificuldades de auto-gerenciamento e administração dos próprios talentos. Hoje, dedica-se a escrever sobre os heróis do Brasil. É um incentivador do Brasil! Com isso, tem sido frequentemente requisitado para conferências em instituições governamentais e em universidades brasileiras e de outros países. É um homem de qualidades e aspirações ímpar. Seu currículo é seu imenso conhecimento sobre a vida!

 


Juracy Marques é Educador, Psicanalista e Escritor, com doutorado em Cultura e Sociedade pela UFBA e pós-doutorado em Ecologia Humana pela Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal) e em Antropologia pela UFBA. Atualmente é professor titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde integra o quadro permanente dos docentes dos mestrados em Ecologia Humana (PPGECOH) e em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA). É membro da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana (SABEH). Seu principal interesse de pesquisa centra-se na dinâmica da espécie humana e suas relações com o mundo, daí seu destacado interesse pela Ecologia Humana. Lecionou em programas de pós-graduação em Portugal e Espanha e já esteve participando de congressos em diversos países como França, Itália, Grécia, Alemanha, Estados Unidos, Cuba, Paraguai, entre outros.


Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, Possui doutorado em Desenvolvimento Sócioambiental pela Universidade Federal do Pará (2005). Atualmente é professora adjunto e Pró-Reitora de Extenção da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação rural, pedagogia, desenvolvimento sustentável,sociologia, sociologia rural.

 



Jacyntho José Lins Brandão, Professor Titular de Língua e Literatura Grega da Universidade Federal de Minas Gerais, em que foi Diretor da Faculdade de Letras (1990-1994 e 2006-2010) e Vice-Reitor (1994-1998). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq - e atualmente membro do Comitê Assessor da Área de Letras. Foi Professor-Visitante na Universidade de Aveiro, Portugal (1998-1999). Publicou, dentre outros, A poética do hipocentauro (Editora UFMG, 2001), A invenção do romance (Editora UnB, 2005), Como se deve escrever a história (Editora Tessitura, 2009), Em nome da (in)diferença (Ed. Unicamp, 2014), Antiga Musa: arqueologia da ficção (Ed. Relicário, 2015).

 

 

Naomar Monteiro de Almeida Filho, Professor Titular de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Médico, Mestre em Saúde Comunitária, Ph.D. em Epidemiologia. Doctor of Science Honoris Causa McGill University, Canadá. Professor Visitante nas seguintes universidades: Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade de Montreal e Universidade Harvard. Primeiro Titular da Cátedra Juan Cesar Garcia da Universidad de Guadalajara, México; Professor Convidado da Maestría en Epidemiología da Universidad Nacional de Lanús, Argentina. Atividade científica: epidemiologia de transtornos mentais, particularmente o efeito de raça, racismo, gênero e classe social sobre a saúde mental. Em sua produção acadêmica, destaca-se uma série de livros-texto sobre o método epidemiológico: Epidemiologia & Saúde (com Zélia Rouquayrol Rio: Guanabara-Koogan, 6. ed. 2003); Introdução à epidemiologia (com Zélia Rouquayrol Rio: Guanabara-Koogan, 4. ed. 2006); Epidemiologia & Saúde: Fundamentos, Métodos, Aplicações (com Maurício Barreto Rio: Guanabara-Koogan, 2011); e sobre aspectos epistemológicos da epidemiologia e do campo da Saúde Coletiva: Epidemiologia sem números (em português Rio: Campus, 1989; tradução em espanhol Buenos Aires: Paltex/Opas, 1992); A clínica e a epidemiologia (Rio: Abrasco/ APCE, 2. ed. 1997); A ciência da saúde (São Paulo: Hucitec, 2000); La ciencia tímida: ensayos hacia la deconstrucción de la epidemiología (Buenos Aires: Editorial Lugar, 2000); O que é Saúde (Rio: Fiocruz, 2011); Saúde coletiva: teoria e prática (com Jairnilson Silva Paim Rio de Janeiro: Medbook, 2014). Foi Reitor da Universidade Federal da Bahia de 2002 a 2010. Desde então, tem focalizado sua produção acadêmica em estudos sobre a universidade e sua relação com a sociedade, destacando-se os seguintes livros: Universidade Nova: Textos Críticos e Esperançosos (Brasília: Editora UnB, 2007), Memorial da Universidade Nova: UFBA 2002-2010 (Salvador: Edufba, 2010), em co-autoria com Boaventura Sousa Santos, A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova (Coimbra: Almedina, 2008) e, em co-autoria com Fernando Seabra Santos, A Quarta Missão da Universidade (Coimbra: Editora da Universidade de Coimbra, 2012). Foi Presidente da Comissão de Implantação e atualmente é Reitor pro-tempore da Universidade Federal do Sul da Bahia.