Você está aqui: Página Inicial > Informação ao Usuário > Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

por Fábio Lima publicado 06/04/2016 16h50, última modificação 09/01/2017 16h35

 

Univasf.png
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVASF – SIBI

 

 

PERGUNTAS FREQUENTES

 

 

Como cadastrar uma nova senha?

 Para mudança de senha o usuário poderá se dirigir ao balcão de atendimento de uma das 06 Bibliotecas que compõe o Sistema Integrado de Bibliotecas da UNIVASF - SIBI e solicitar a alteração da senha para algum dos atendentes do setor OU realizar esse procedimento de forma independente, seguindo os seguintes passos:

  1. Acessar o catálogo de Pesquisa do Pergamum
  2.  Entrar no espaço “Meu Pergamum”
  3. Clicar em Alteração de senha

 

 As bibliotecas da UNIVASF abrem aos sábados?

As bibliotecas dos campi Petrolina/Centro e Juazeiro funcionam aos sábados de 08h às 12h.

 Como consultar meu histórico no Sistema de Bibliotecas?

  1. Acessar o catálogo de Pesquisa do Pergamum
  2.  Entrar no espaço “Meu Pergamum”
  3. Clicar na aba Empréstimo / Histórico usuário
  4. Digitar a data com o período que se deseja consultar, clicar em “mostrar”’.

Como ex-aluno ainda posso retirar livros nas bibliotecas da UNIVASF?

 Não. O aluno perdendo o Vínculo com a Instituição não poderá mais retirar materiais informacionais para realização de empréstimo. Ficando possível apenas consultar as obras dentro da Unidade Informacional.

Como faço para identificar no Pergamum em que local a obra encontra-se disponível?

Para consultar a localização e disponibilidade da obra no acervo é necessário acessar o catálogo online: <http://www.biblioteca.univasf.edu.br/biblioteca/index.php> pesquisar o título desejado, clicar em “exemplar” para verificar se há exemplares disponíveis,  anotar o “número de chamada” e ir para as estantes fazer a busca.

Posso emprestar minha senha para um colega retirar material bibliográfico?

 Visando a segurança do usuário, o SIBI orienta que cada usuário mantenha a sua senha em sigilo.

Posso realizar empréstimo em qualquer unidade?

 Sim. Os usuários cadastrados no Sistema Integrado de Bibliotecas da UNIVASF têm acesso a todas as Bibliotecas que compõe o sistema.

Posso renovar um empréstimo de um item cuja devolução está atrasada?

 Não. Materiais com data de devolução em atraso não poderão ser renovados.

Posso reservar um livro que está disponível na estante?

 Não. A reserva é permitida apenas para obras que não estão disponíveis no acervo para empréstimo normal.

 

Qual o horário de funcionamento das bibliotecas da UNIVASF?

Biblioteca Campus Ciências Agrárias: Segunda à Sexta. Das 07h às 17h.

Biblioteca Campus Juazeiro: Segunda à Sexta. Das 08h às 22h. Sábado: 08h às 12h.

Biblioteca Campus Paulo Afonso: Segunda à Sexta. Das 08h às 18h.

Biblioteca Campus Petrolina: Segunda à Sexta. Das 08h às 22h. Sábado: 08h às 12h.

Biblioteca Campus Senhor do Bonfim: Segunda à Sexta. Das 08h às 22h.

Biblioteca Campus Serra da Capivara: Segunda à Sexta. Das 08h às 21h.

Qual o procedimento para retirar o nada consta?

O usuário interessado na emissão do nada consta deverá se dirigir a Biblioteca e fazer a solicitação ao atendente do setor. No caso da impossibilidade de comparecer a Unidade informacional, o usuário deverá encaminhar um e-mail para a Biblioteca  requerendo o serviço.

Como proceder em caso de perda ou roubo do material emprestado sob a minha responsabilidade? 

Nos casos de extravio, perda ou danos ao material informacional emprestado, o usuário deverá repor á biblioteca outro exemplar semelhante ao extraviado e/ou danificado. Em se tratando de material ou edição esgotada, a obra a ser reposta poderá ser substituída por outra de valor equivalente segundo critérios elencados da Política de Desenvolvimento de Acervo.

É possível conseguir cópias de artigos de periódicos, teses e dissertações não existentes no acervo das bibliotecas?

 Sim. As bibliotecas do SIBI fornecem o serviço de Comutação Bibliográfica – COMUT e o Serviço Cooperativo de Acesso a Documento – SCAD. Ambos são serviços pagos. Para solicitar o serviço é imprescindível o envio da referência bibliográfica do documento de­sejado para o e-mail da biblioteca do seu campus.

Mesmo não sendo aluno, posso retirar livros nas bibliotecas da UNIVASF?

 Não. Nesse caso é permitido apenas o acesso às obras dentro da Biblioteca, apenas para realização de consultas.

Posso devolver as obras em meu poder em qualquer biblioteca da UNIVASF?

 Não. A devolução deverá ser feita na biblioteca onde a obra foi retirada.