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Incorporação de material ao acervo

publicado 09/12/2015 18h22, última modificação 09/01/2017 16h37
Compreende o cadastro dos materiais bibliográficos adquiridos por compra ou doação no Sistema Pergamum.
Incorporação de Material ao Acervo
Descrição do Serviço

Compreende o cadastro dos materiais bibliográficos adquiridos por compra ou doação no Sistema Pergamum.

Público-Alvo

Público interno e externo.

Informações úteis acerca do serviço

Dentro da política de cooperação entre instituições de ensino superior e de pesquisa para acesso à produção científica, há uma troca de publicações e todos os itens recebidos mediante compra são incorporados ao acervo. Porém os itens recebidos por meio de doação passam por triagem e podem ser incorporados ou não ao acervo.

Requisitos necessários à solicitação

Documentos necessários à solicitação: 

Do material adquirido - envio via Termo de Responsabilidade pelo Setor de Patrimônio às bibliotecas da UNIVASF após o tombamento dos itens biblio­gráficos.

Do material doado – preenchimento de carta de doação disponível no Setor de circulação (balcão de atendimento das bibliotecas).

Como solicitar o serviço

Do material adquirido – pelo Setor de Patrimônio da UNIVASF.

Do material doado – através do próprio doador do material.

Forma de prestação do serviço: 

1) recebimento dos itens enviados pelo patrimônio ou doados direta­mente no balcão de atendimento da biblioteca. (No caso das doações é feita uma triagem);

2) identificação ou “Classificação” das obras utilizando o Código de Classificação Decimal de Dewey(CDD);

3) descrição ou “Catalogação” do material no Sistema Pergamum.

4) inserção de termos de busca ou “Indexação” de cada item no Siste­ma Pergamum;

5) preparo físico dos itens (carimbo, magnetização e etiquetagem);

6) disponibilização no acervo.

Prazo mínimo para solicitação (a ser obedecido pelo demandante)

Depende do quantitativo de material recebido. 

Prazo máximo para a prestação do serviço (comprometimento do setor)

20 dias úteis.

Formas de comunicação com o solicitante (incluindo meios para a reclama­ção) Por email e presencialmente. 
Responsabilidades do solicitante

Setor de Patrimônio - encaminhar Termo de Responsabilidade com número de patrimônio, descrição de compra com número de nota fiscal, unidade organizacional solicitante e valor de cada item.

Doador individual – Preencher carta de doação com descrição, atribuir valor simbólico ao item doado e e-mail para contato. 

Prioridades no atendimento

É prioridade o tratamento dos itens provenientes da aquisição, advindos do Setor de Patrimônio. 

Indicação do órgão responsável pelo (in) deferimento

Em casos excepcionais de devolução de material bibliográfico por falha ou duplicidade, cabe à Divisão de Aquisição de Acervo (DAA/SIBI) resolver junto ao Setor de Patrimônio da UNIVASF os procedimentos cabíveis.