Você está aqui: Página Inicial > Conteúdos Carta de Serviços > Carta de Serviços - CISR > Alocação de data center e máquinas virtuais

Alocação de data center e máquinas virtuais

publicado 12/05/2016 17h09, última modificação 06/01/2017 15h43
Nome do ServiçoAlocação de data center e máquinas virtuais
Público-Alvo Servidores/funcionários da Univasf.
Descrição do Serviço

Trata-se do serviço de disponibilidade infraestrutura e suporte para a alocação de equipamentos de informática pré-configurados e de cunho exclusivamente institucional a serem alocados no ambiente do Data Center Univasf; como por exemplo: um servidor de banco de dados a que será utilizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade.

O advento da nova arquitetura de TI conhecida como computação nas nuvens possibilitou uma maior flexibilidade na maneira com que os recursos computacionais são alocados para necessidades especificas.

Alinhada a esta tendência, e tendo em vista a sua estrutura de data center e mecanismos de virtualização, em que servidores virtuais podem ser criados e configurados.  A STI disponibiliza o serviço de criação de uma maquina virtual, instalada em nosso data center e configuração quanto a alocação de memória, número de processadores, dispositivos de rede, dentre outros.

Data Center: é um local específico existente na Secretaria de Tecnologia da Informação (STi-Univasf) projetado com infraestrutura (de refrigeração, alimentação energética, cabeamento de dados, etc) necessária para a alocação de equipamentos de informática como servidores, firewalls, storages, Etc.

Requisitos necessários à solicitação

A solicitação deverá ser feita por um usuário cadastrado no Sistema de Suporte da Secretaria de Tecnologia da Informação, no endereço: www.univasf.edu.br/suporte.

Documentos necessários à solicitação

A documentação de solicitação é feita através da utilização do Sistema de Suporte –STi. No ambiente do sistema o usuário poderá verificar número do chamado, data de abertura, data de recebimento, data de finalização, setor responsável pelo atendimento, entre outras informações.

Como solicitar o serviço

O usuário deverá abrir um chamado através do Sistema de Suporte informando a necessidade do atendimento, especificando o melhor horário (data e turno) para atendimento. O sistema de suporte pode ser acessado através do endereço: www.univasf.edu.br/suporte.

Na solicitação deve constar a indicação de um administrador da equipamento, indivíduo que ficará responsável pelo gerenciamento das informações e configurações constantes no equipamento, como login e senha de administrador, entre outros. Portanto, deve ser especificado nome completo, setor de origem, tipo de vínculo com a Universidade, telefone e e-mail para contato.

Na solicitação devem constar também, resumidamente, as informações referentes ao objetivo de alocação do equipamento institucional, como por exemplo: “Solicito disponibilidade de espaço e infraestrutura no Data Center Univasf, para alocação de servidor de banco de dados a ser utilizado em pesquisa do Colegiado de Engenharia da Computação...”.

No chamado, o usuário deverá informar ainda a quantidade e as características do equipamento a ser alocado (modelo, configuração, tipo de alimentação, especificidades, Etc.).

Forma de prestação do serviço

A STi entrará em contato com o solicitante afim de instruí-lo a realizar os procedimentos necessários para que a demanda seja sanada, este contato será feito através de e-mail, telefone, ou através do próprio sistema de suporte. As informações de gerenciamento do equipamento, (login e senha), serão disponibilizadas no sistema de suporte, ou através de e-mail endereçado ao administrador da página especificado na abertura do chamado.

Especificidades do serviço

Na alocação de novos equipamentos, apresentam-se as seguintes possibilidades:

1-      Casos em que a hospedagem se dará por tempo indeterminado: nestes casos, a STi efetuará os procedimentos necessários para a alocação do equipamento e o este estará disponível até que seja solicitada sua retirada.

2-      Casos em que a alocação se dá temporariamente: quando o usuário necessitar que a alocação seja realizada somente durante um período determinado, deverá informar esta especificidade na solicitação feita através do sistema de suporte. No chamado, deve constar a data de início e fim da disponibilidade do equipamento.

Há casos em que, por razões de ordens técnicas como espaço físico disponível, tipo de alimentação energética, infraestrutura de segurança, entre outros, a alocação do de um novo equipamento no Data Center Univasf tornar-se-á inviável. Nestes casos, o STi emitirá um laudo técnico justificando a impossibilidade do atendimento.

Prazo mínimo para solicitação (a ser obedecido pelo demandante) Não se aplica.
Prazo máximo para a prestação do serviço (comprometimento do setor)

O prazo máximo para a prestação do serviço estará condicionado à quantidade de chamados demandados pela universidade no período da solicitação do usuário.

No entanto, em condições normais de atendimento, o prazo máximo para o atendimento desta demanda será de 15 (quinze) dias úteis.

 

Prazo para resposta sobre (in) deferimento da solicitação

A STi terá até 5 (cinco) dias úteis contados á partir da data de abertura do chamado para informar sobre a impossibilidade de alocação do equipamento.

Formas de comunicação com o solicitante (incluindo meios para a reclamação)

O solicitante poderá entrar em contato com o STi a qualquer momento para tirar suas dúvidas a respeito de seu atendimento, através do telefone da secretaria que atualmente é “87-2101-6809”. No entanto, para título de documentação e informação oficial, tanto os questionamentos/respostas do solicitante quanto os questionamentos/respostas do STi devem ser feitas através do próprio Sistema de Suporte.

Responsabilidades do solicitante

O solicitante deve acompanhar o atendimento de sua solicitação através do sistema de suporte, respondendo aos questionamentos feitos pela STi através deste sistema, condição necessária para continuidade do atendimento.

Obs.: Há casos em que a presença do solicitante se torna indispensável para o atendimento da solicitação, seja por motivo de segurança da informação, ou para orientar o técnico quanto às especificidades do atendimento desejado; estes casos serão informados previamente pela STi.

Prioridades no atendimento

Atendimento realizado por ordem cronológica de chegada da solicitação, sendo atendidas prioritariamente as solicitações mais antigas.

Indicação do órgão responsável pelo (in) deferimento Não se aplica.
Procedimentos em caso de alteração / cancelamento da solicitação

Informar através de Sistema de Suporte.

Implicações decorrentes da alteração / cancelamento da solicitação

Alteração na data de atendimento ou encerramento do chamado.