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Parecer técnico e Termos de Referência

publicado 21/10/2015 16h57, última modificação 30/11/2022 11h21
Nome do ServiçoExpedição de pareceres técnicos para implantação e integração de sistemas e elaboração de Termos de Referência para aquisições relacionadas à TI
Público-Alvo Servidores/funcionários da Univasf.
Base Legal IN 04/14
Descrição do Serviço

Serviços de consultoria por parte do Departamento de Sistemas de Informação, relacionados a implantação de sistemas no parque computacional da UNIVASF, ou ainda aquisição de softwares, plataformas e dispositivos, de modo a verificar viabilidade técnica e homologação.

Em processos de aquisição de licenças de software, ou outros tipos de contratação relacionadas a TI, faz-se necessário seguir orientações e verificar conformidade em relação a IN 04/2014, assim como ter ciência dos trâmites relacionados a Lei 8666/1993, que dispõe sobre Licitações.

Requisitos necessários à solicitação

Antes de realizar a solicitação inicial de desenvolvimento de sistema, o usuário deve realizar um estudo detalhado de sua demanda/necessidade a ser contemplada/atendida pelo sistema. Este estudo deve envolver todos os indivíduos que utilizarão o sistema e/ou serão atendidos pelo mesmo. Além disso, o usuário deve analisar também a origem, o destino e os setores envolvidos na captação e recebimento das informações a serem operadas pelo sistema, como também o grau de alinhamento da proposta aos instrumentos de planejamento organizacionais e a identificação do valor agregado da solução ao processo de trabalho e atingimento de metas organizacionais.

Documentos necessários à solicitação

A documentação de solicitação é feita através da utilização do Sistema de Suporte –STi. No ambiente do sistema o usuário poderá verificar número do chamado, data de abertura, data de recebimento, data de finalização, setor responsável pelo atendimento, entre outras informações.

Como solicitar o serviço

O usuário deverá abrir um chamado através do Sistema de Suporte informando a necessidade do atendimento, especificando o melhor horário (data e turno) para atendimento, como também o tombo do equipamento (quando for o caso). O sistema de suporte pode ser acessado através do SGS (www.sistemas.univasf.edu.br/sgs) ou diretamente no endereço: www.sistemas.univasf.edu.br/suportesti.

Forma de prestação do serviço

O setor de desenvolvimento receberá as solicitações e entrará em contato com o solicitante para agendar um encontro onde serão repassadas as orientações iniciais a fim de viabilizar o início do Processo de Aquisição ou Emissão do Parecer Técnico.

 O atendimento poderá ser feito na própria STi ou em outro local acordado entre as partes (STi e usuário), ou ainda, de forma remota com utilização de serviço de videoconferência.

Especificidades do serviço

Para o sucesso no atendimento do serviço de desenvolvimento, é necessário disponibilidade, envolvimento e cooperação do usuário prestando informações solicitadas pela STi, comparecendo às reuniões.

Prazo mínimo para solicitação (a ser obedecido pelo demandante)

Não se aplica.

Prazo máximo para a prestação do serviço (comprometimento do setor)

O prazo máximo estimado para execução do serviço de desenvolvimento será acordado e formalizado no documento Acordo de Nível de Serviço.

O prazo máximo para a prestação do serviço estará condicionado a quantidade da demanda existente. Alterações decorrentes de eventos excepcionais serão comunicadas e homologadas entre as partes envolvidas, redefinindo desta forma o Acordo de Nível de Serviço.

Prazo para resposta sobre (in) deferimento da solicitação

O indeferimento de solicitação decorre da indicação de inviabilidade de aquisição ou instalação/integração de sistemas após a análise de concepção, alinhamento estratégico e incompatibilidade com arquitetura ou qualquer motivo que inviabilize a intergraçaõ e interoperabilidade entre os sistemas.

Formas de comunicação com o solicitante (incluindo meios para a reclamação)

O solicitante poderá entrar em contato com a STi a qualquer momento para tirar suas dúvidas a respeito de seu atendimento, através do telefone da secretaria que atualmente é “87-2101-6809” e/ou e-mail “dsi.sti@univasf.edu.br”. No entanto, para título de documentação e informação oficial tanto os questionamentos/respostas do solicitante quanto os questionamentos/respostas da STi devem ser feitas através do próprio Sistema de Suporte.

Responsabilidades do solicitante

Comparecimento às reuniões em horário e data marcados, provido das informações solicitadas pelo STi. Cumprimento das atividades acordadas entres as partes formalizada no Acordo de Nível de Serviço.

 O solicitante deve acompanhar o atendimento de sua solicitação através dos canais de comunição descritos acima, respondendo aos questionamentos feitos pela STi, condição necessária para continuidade do atendimento.

 Obs.: Há casos em que a presença do solicitante se torna indispensável para o atendimento da solicitação, seja por motivo de segurança da informação, ou para orientar o técnico quanto às especificidades do atendimento desejado; estes casos serão informados previamente pela STi.

Prioridades no atendimento

Atendimento realizado por ordem cronológica de chegada da solicitação, sendo atendidas prioritariamente as solicitações mais antigas.

O grau de prioridade da solicitação será definido após análise de viabilidade sendo formalizado e acordado no Acordo de Nível de Serviço.

 O tempo de espera para atendimento vai depender da quantidade de solicitações anteriores e do grau de priorização da demanda.

Indicação do órgão responsável pelo (in) deferimento

Secretaria de Tecnologia da Informação

Procedimentos em caso de alteração / cancelamento da solicitação

Memorando solicitando alteração/cancelamento

Implicações decorrentes da alteração / cancelamento da solicitação

Alteração no prazo de atendimento ou encerramento do chamado.

Indicadores de qualidade  de atendimento à solicitação

Êxito no processo de contratação e indicação de conformidade no termo de aceite da contratação.