Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rede Metropolitana do Vale do São Francisco inaugurada na UNIVASF

Notícias

Rede Metropolitana do Vale do São Francisco inaugurada na UNIVASF

publicado: 19/10/2015 14h11 última modificação: 19/10/2015 14h11

A solenidade de inauguração foi realizada durante a manhã, no auditório da Biblioteca, Campus Sede, em Petrolina (PE). A RedeVASF interliga as instituições de educação superior e pesquisa localizadas nos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) numa rede com 90 quilômetros de fibra óptica. Foram investidos R$ 1,8 milhão na implantação da RedeVASF, que faz parte do programa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), da RNP. 

Nove instituições de ensino e pesquisa e cinco instituições parceiras (Ver relação abaixo e no link) de Petrolina e Juazeiro serão diretamente beneficiadas pela RedeVASF, deverá proporcionar uma velocidade de conexão com a internet de 1 Gb/s em um prazo de dois meses. “Será um grande avanço. Hoje, a velocidade de conexão provida pela RNP para a Univasf é de 34 Mb/s”, disse Jonildo Cordeiro, presidente do Comitê Gestor da RedeVASF e secretário de Tecnologia da Informação da Univasf. 

A segunda etapa do projeto já está em estudo, segundo Cordeiro. A meta é expandir a RedeVASF levando-a até Sobradinho, para incluir o atendimento à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), e até os campi da Univasf em Paulo Afonso (BA), por meio da Usina da Chesf em Xingó, e em São Raimundo Nonato (PI). Este último passaria a integrar a RedeVASF por meio de uma interligação com a Rede Poti, do Piauí. 

O diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi, ressaltou os benefícios da rede para o desenvolvimento tecnológico da Região. “Estamos trazendo para a Região o que há de mais avançado em tecnologia de comunicação ótica. Com a RedeVASF, será possível para as instituições de ensino e pesquisa desenvolverem trabalhos interinstitucionais e intercampi utilizando uma banda larga de alto padrão”, afirmou. 

Redecomep – A Redecomep visa à implantação de redes metropolitanas de alta velocidade em todo o País utilizando tecnologia óptica e ampliando o backbone da RNP, a rede Ipê. A nova rede integra a fase de expansão do programa Redecomep, que atualmente está presente em 24 capitais brasileiras e 17 regiões metropolitanas de seis estados do país, por meio da implantação de 41 redes ópticas em todo o Brasil. A RedeVASF é a primeira a interligar dois municípios e dois Estados diferentes do País. 

Instituições Consorciadas: 
Univasf
Itep
Embrapa
Uneb
IF Sertão-PE
UPE
Facape
IFBA
IPA 

Instituições Parceiras: 
Prefeitura de Petrolina
Prefeitura de Juazeiro
Celpe
Coelba
Chesf 


Renata Freitas

Por: Assessoria de Comunicação