Você está aqui: Página Inicial > Distribuição de Canecas

Tendo em vista a preocupação ambiental decorrente do descarte de copos plásticos no meio ambiente, a Univasf possui uma campanha permanente de distribuição de canecas aos seus servidores.

 

Etapas da campanha

A campanha de distribuição de canecas teve início em 2013 e ocorreu em etapas:


Etapa 01
: Iniciada no ano de 2013, foram contemplados todos os servidores da instituição e os funcionários terceirizados que exerciam atividades administrativas à época.

Etapa 02: Ocorreu no ano de 2014. Nesta etapa os servidores que ingressaram na Univasf após a distribuição anterior foram contemplados, bem como todos os estagiários e os demais terceirizados (com exceção dos motoristas, visto não passarem a maior parte do seu tempo dentro da instituição).

Etapa 03: Realizada em 2015, receberam as canecas apenas os servidores Técnicos e Docentes que ingressaram na Univasf após as etapas anteriores. Todas as etapas, até então, foram realizadas ações de integração nos campi para entrega das canecas com palestras e jogos.

Etapa 04: Iniciada no final de 2016, foi modificada a metodologia de entrega das canecas. Neta etapa as canecas passaram a ser entregues no momento da posse do servidor fazendo parte de um “Kit Univasf Sustentável”, ajudando a reduzir os custos da campanha.

 

Objetivos da campanha

 

Proteger o meio ambiente - Reduzindo o consumo de copos plásticos na Univasf e o conseqüente descarte no meio ambiente.

Reduzir custos - Reduzir os gastos oriundos da compra de copos plásticos descartáveis pela instituição.

Ampliar a integração entre os campi da Univasf - Divulgando o campus da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato-PI e o artesanato da Cerâmica da Serra da Capivara.

Valorização do servidor -  Através da mensagem personalizada e da própria caneca.

Contribuir para a adequação da Univasf à legislação ambiental - Diversas normativas são expedidas por órgãos do governo visando boas práticas de sustentabilidade e de racionalização de materiais. Como exemplo, pode-se citar a Instrução normativa nº 10, de 12 de novembro de 2012 – emitida pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (BRASIL, 2012), que estabeleceu regras para que Administração Pública Federal direta, autárquica, fundacional e empresas estatais elaborassem Planos de Gestão de Logística Sustentável (art. 16, do Decreto nº 7.746, de 5 de junho de 2012). 

 

A Caneca

 

Univasf é uma instituição multicampi. Dentre os 06 campi existentes,  temos  o campus Serra da Capivara localizado na cidade de São Raimundo Nonato no estado do Piauí. Próximo a este campus está situado o Parque Nacional da Serra da Capivara, local que possui diversos sítios arqueológicos com pinturas rupestres e vários vestígios da presença do homem pré-histórico. Este Parque, devido às suas características intrínsecas, foi declarado pela Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1991, Patrimônio Cultural da Humanidade. A Univasf, como instituição de ensino estrategicamente localizada no entorno do referido Parque, oferece o curso de Arqueologia e Preservação Ambiental.

Aliada ao Parque Nacional da Serra da Capivara figura a Cerâmica da Serra da Capivara, organização que possui a garantia de uso exclusivo de marca alusiva a tal parque, conforme certificado de registro de marca emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A natureza artesanal do processo produtivo utilizado pela referida organização e a sua contribuição para a preservação dos patrimônios cultural e natural do Parque Nacional da Serra da Capivara e área de entorno, bem como a sua importância social para esta região foi levada em consideração no momento do planejamento da campanha. Tais características, vale salientar, estão em consonância com os valores socioambientais que se encontram sob a égide da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P).

Tendo em vista todo esse contexto, a campanha foi planejada visando proporcionar aos servidores dos outros campi da Univasf a oportunidade de conhecer a realidade encontrada no entorno do campus Serra da Capivara. Dessa forma, o layout das canecas foi escolhido visando promover a identidade do referido campus.

 


Caneca do Programa Univasf Sustentável                                                    Kit Univasf Sustentável