Você está aqui: Página Inicial > Programa Univasf Sustentável > Coleta Seletiva Cidadã

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Comissão de Seleção da Coleta Seletiva Cidadã, designada pela Portaria Nº 89/2024, finalizou o processo seletivo para a contratação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis.

A seleção teve por objetivo firmar termo de compromisso com a participação das Cooperativas locais na coleta dos resíduos sólidos recicláveis no ambiente universitário. 

O Decreto nº 10.936, de 12 de Janeiro de 2022 regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Tal Decreto dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e define o tratamento (separação e destinação final) adequado dos resíduos sólidos produzidos pelas pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado.

Visando cumprir este Decreto, não só foram habilitadas as cooperativas Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (Cooperfitz) e a Catadores Renascer que realizarão, respectivamente, a coleta nos campi de Juazeiro - BA e Petrolina - PE, como também expandiu-se o programa para outros campi a exemplo de Senhor do Bonfim, que terá as atividades geridas pela Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável do Território Norte do Itapicuru.

 

Palestra Cooperfitz

Treinamento com funcionários terceirizados em parceria com a Cooperfitz.

Como atores estratégicos neste projeto, os servidores da limpeza da universidade desempenham um papel muito importante, sendo responsáveis por  ser a ponte entre a atitude da comunidade de descartar os materiais e o recolhimento destes pelas Cooperativas viabilizando a Coleta Seletiva Cidadã na Univasf.

A ação integra o Programa Univasf Sustentável, que é promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi), por meio da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI).  


Coleta Seletiva de Pilhas e Baterias

Foram instalados coletores de pilhas de baterias nos pavilhões de aula dos campi Petrolina Sede, Juazeiro e Ciências Agrárias. As ações foram empreendidas pelo PEV, em parceria com o Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar. Para o recolhimento e destinação deste material nocivo, foi realizada uma parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente do município de Petrolina-PE. Há o empenho para estender estas iniciativas aos demais campi da UNIVASF.


EDITAL DE COLETA SELETIVA CIDADÃ 2024

 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N° 01/2024

ANEXO I- MINUTA DE TERMO DE COMPROMISSO

ANEXO II- DECLARAÇÃO DE CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS

RETIFICAÇÃO DO EDITAL

RESULTADO - COOPERATIVAS HABILITADAS 

2ª RETIFICAÇÃO DO EDITAL

TERMO DE COMPROMISSO ASSINADO - COOPERFITZ

TERMO DE COMPROMISSO ASSINADO - RENASCER

TERMO DE COMPROMISSO ASSINADO - ITAPICURU BONFIM