Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria da Univasf divulga documento com dados da gestão 2012 a 2019

Notícias

Reitoria da Univasf divulga documento com dados da gestão 2012 a 2019

por última modificação: 05/04/2020 18h38
Klene Aquino | Gabinete da Reitoria

A Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) elaborou documento com informações e resultados institucionais relativos ao período 2012-2019. Com 169 páginas, o Univasf em Números reúne dados estatísticos sobre a expansão da universidade, o avanço nas áreas de ensino, pesquisa, inovação, pós-graduação e extensão universitária e informações sobre as mudanças promovidas nos setores administrativos, processos de trabalho nas atividades-meio e ações de grande impacto para a comunidade acadêmica e externa, entre as quais, a implantação dos quatro primeiros cursos de doutorado da universidade.

Os registros apresentados em textos, fotos, gráficos e tabelas mostram, ainda, a evolução na oferta de  serviços prestados à comunidade externa, a exemplo do Hospital Universitário (HU) e da Policlínica; além disso, parcerias com outras instituições de ensino e pesquisa, projetos e programas de apoio ao desenvolvimento científico, capacitação e qualificação profissional dos servidores e políticas de assistência estudantil, voltadas aos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, a fim de garantir a sua permanência na universidade durante o período de formação.

Outros destaques presentes no documento, ressaltam o investimento realizado em infraestrutura física e acadêmica dos atuais sete campi e em mais de 60 cursos presenciais de graduação e de pós-graduação que ampliou a capacidade de atendimento à demanda no ensino superior da região. Também são mencionados programas institucionais em diferentes eixos, entre os quais Monitoria, Tutoria, Mobilidade Discente, Iniciação à Docência, Residência Pedagógica, Iniciação Científica e Educação a Distância (EAD), modalidade de ensino que possibilitou a inserção da Univasf em mais de 40 municípios de Pernambuco, Bahia e Piauí, através dos polos EAD.

No texto de apresentação, o reitor Julianeli Tolentino e o vice-reitor Telio Leite fazem um resgate histórico da gestão, cujo relato aponta o crescimento institucional, a partir de uma proposta  de trabalho denominada Gestão Participativa e Democrática,  que deu origem aos programas Por uma Univasf Democrática e Participativa (2012-2016) e Fortalecendo Ações Plurais e Democráticas (2016-2020).

“Este trabalho coletivo abriu as portas da Univasf para a sociedade e foi decisivo para torná-la uma instituição de referência em ensino superior de qualidade no interior do Nordeste, reflexo do efetivo envolvimento de todos os membros da comunidade acadêmica, que se engajaram, propuseram ações nunca antes executadas na Univasf e que proporcionariam o início de uma verdadeira revolução na educação superior implantada no Vale do São Francisco, o que pode ser observado claramente nos resultados alcançados e apresentados, resumidamente, neste documento”, declaram os dirigentes.

Acesse aqui o documento Univasf em Números (PDF)

Após oito anos à frente da Reitoria da Univasf, professor Julianeli Tolentino encerra neste domingo (5) o seu segundo mandato como dirigente da instituição. Empossado no cargo de reitor pela primeira vez, em 2012,  Julianeli Tolentino chega ao final da gestão 2016-2020, juntamente com o professor Telio Leite, cujo mandato na Vice-reitoria será concluído no próximo dia 10 de abril.

Professor Telio Leite, que em novembro passado foi eleito pela comunidade acadêmica e tendo seu nome como o primeiro indicado pelo Conselho Universitário (Conuni-Univasf) à sucessão de Julianeli Tolentino, ainda aguarda a definição da lista tríplice, encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), que está sub judice  por decisão provisória do desembargador Cid Marconi, do Tribunal Regional Federal da 5ª região (TRF-5). Até a resolução desta questão judicial, o MEC deverá indicar reitor pro tempore como dirigente da Univasf.

Fonte: SEAC-GR