Você está aqui: Página Inicial > Notícias Sustentáveis > Aspirador gigante é criado por estudantes para retirar plástico das praias

Aspirador gigante é criado por estudantes para retirar plástico das praias

por última modificação: 01/07/2019 08h39

A imensa quantidade de plástico acumulado nas praias e, consequentemente nos oceanos, é um dos maiores desafios do século. No entanto, entre redes de pesca, garrafas e outros objetos grandes, o maior obstáculo é o microplástico – pequenos fragmentos de produtos difíceis de coletar. Por isso, um grupo de estudantes da universidade de Sherbrooke – no Canadá, desenvolveu o Hoola One, uma espécie de aspirador gigante.

O funcionamento é mais simples do que parece, já que ele suga a areia e tudo que está preso à ela. Em seguida, em um tanque, as partículas são separadas de acordo com seu peso – assim, o plástico é descartado. Como a areia e pequenas pedras pesam mais, acabam ficando armazenadas no fundo do recipiente e podem ser devolvidas à praia.

Jean-Félix Tremblay – estudante de engenharia mecânica e um dos responsáveis pelo projeto, completa: “Percebemos que esses pequenos pedaços de plástico estão prejudicando o ecossistema costeiro e precisamos fazer algo para lidar com esse problema”.

O protótipo já está pronto e o grupo aguarda os resultados dos testes. Agora o próximo passo é criar um modelo portátil, que possa ser utilizado no mundo todo. Entretanto, ideias como esta ajudam a lidar com a questão, mas nós também precisamos fazer nossa parte. Repense o uso do plástico em sua vida!

Fonte: Hypeness