Você está aqui: Página Inicial > Notícias Sustentáveis > Coleta seletiva em casa: como fazer

Notícias

Coleta seletiva em casa: como fazer

Saiba tudo o que você precisa sobre coleta seletiva em casa para fazer um descarte sustentável

por última modificação: 14/09/2018 09h18

Coleta seletiva em casa é o primeiro passo para um descarte correto. O lixo destinado de forma inadequada muitas vezes escapa para o meio ambiente, causando danos para animais e pessoas e, pior, a curto e longo prazo.

Por isso é importante saber como fazer coleta seletiva em casa. Você já sabe tudo sobre ela? Dê uma olhada nas dicas indispensáveis para fazer a coleta seletiva em casa utilizando poucos minutos de dedicação, mas que fazem toda a diferença no descarte final dos resíduos!

Coleta seletiva em casa

É seu? Leve para casa

A vida corrida nem sempre nos permite comer ou consumir tudo em casa. Às vezes precisamos fazer aquele lanchinho na padaria e o que sobra é embalagem. E depois de consumir você não tem certeza se o lixo que sobrou terá o melhor destino. Então que tal, sempre que possível, levar sua embalagem para casa e garantir que ela tenha um destino correto? Sabe-se que empresas e governos também têm a obrigação de colaborar para a melhor gestão dos resíduos sólidos, mas nem sempre isso acontece. Então vamos fazer nossa parte para a coleta seletiva acontecer.

Facilite a vida dos trabalhadores da coleta seletiva

Sempre que possível, facilite a vida dos trabalhadores da coleta seletiva. Procure higienizar da maneira mais sustentável possível seus descartes. Embalagens, por exemplo, podem ser cortadas, abertas e colocadas dentro da pia da cozinha e, ao longo do dia, a própria água utilizada para lavar outros objetos, ao cair na embalagem, acabará por limpá-la também. Dessa forma você pouca os trabalhadores dos desconfortos causados pelo mau cheiro e ainda contribui para a não proliferação de vetores de doenças.

Separe

A separação é parte essencial para a coleta seletiva em casa. O quanto mais separado por tipos (alumínio, papelão, plásticos, vidro, etc), melhor! E saiba que o plástico possui diversos tipos. Mas não são só os recicláveis que você deve separar. Resíduos perigosos como remédios, pilhas e solventes também têm que ser separados. E para os orgânicos... Compostagem!

Embale corretamente

O material que você utiliza para embalar o descarte também conta para uma destinação adequada. Embrulhar pilhas em sacos biodegradáveis, por exemplo, é inadequado, pois eles podem se biodegradar antes das pilhas serem recolhidas, o que pode fazer com que elas vazem. 

Destine corretamente

Não basta separar e embalar, é preciso dar um destino adequado. Pontos de coleta seletiva são uma alternativa à coleta feita na porta de casa. Os postos de coleta seletiva, que podem ser mantidos por prefeituras ou iniciativa privada, são áreas instaladas em local adequado para o recebimento de descartes.

Caso a prefeitura da sua cidade não faça a coleta seletiva na sua rua, garanta o melhor tratamento para seus descartes.

Evite o descarte

Melhor que destinar o descarte corretamente, é não gerá-lo. E você sabe como pode fazer isso? Reutilizando ou não consumindo. Isso mesmo, cada vez que for consumir algo, repense se é necessário mesmo, assim você evita uma maior produção de descartes.

Fonte: eCycle