Você está aqui: Página Inicial > Notícias Sustentáveis > Como descartar vidro quebrado?

Notícias

Como descartar vidro quebrado?

Confira a melhor forma de embalar e descartar o vidro quebrado

por última modificação: 05/02/2019 08h52

Como descartar vidro quebrado certamente é uma pergunta que já passou pela cabeça de quem já quebrou vidro alguma vez na vida. E quem é que nunca quebrou ou ainda vai quebrar algum objeto de vidro acidentalmente?

Mas antes de descartar o vidro quebrado é preciso embalá-lo de maneira adequada e, em seguida, destiná-lo para reciclagem, ou para aterros, caso não seja reciclável, como é o caso do vidro temperado. Para saber quais tipos de vidro são ou não recicláveis, dê uma olhada na matéria: "Todos os tipos de vidros são recicláveis?".

Jogar o vidro quebrado no lixo comum, apesar de fácil, não é a melhor opção, pois está longe de ser ambientalmente aceitável.

Pense nos trabalhadores da coleta e transporte do lixo 

Poucos minutos de dedicação na hora de embalar o vidro quebrado fazem a diferença no destino do lixo. Isso porque, quando embalamos os descartes corretamente, facilitamos seu transporte e segurança dos trabalhadores da coleta.

Como embalar o vidro quebrado

Se os cacos de vidro forem pequenos, você pode utilizar uma garrafa PET para embalá-los. Para isso, retire o rótulo da garrafa PET e descarte-o junto de outros plásticos recicláveis. Então corte a garrafa ao meio, insira os cacos de vidro quebrado, utilize a parte superior da garrafa para tampar o recipiente e coloque-o dentro de uma sacola. Procure utilizar luvas ou pá e vassoura para não se ferir.

Entretanto, nem sempre temos embalagem de garrafa PET em casa (por isso é bom deixar alguma de reserva). Nesse caso, é possível utilizar embalagens cartonadas como as de suco e de leite de caixinha; e embalagens de plástico resistente com tampa, como as de achocolatado em pó. Para utilizar as embalagens cartonadas é preciso cortá-las ao meio e utilizar o mesmo método da garrafa PET. O problema é que as embalagens cartonadas não são transparentes, o que impossibilita que os garis e trabalhadores de cooperativas vejam o conteúdo interno do descarte. Então dê preferência às embalagens transparentes e resistentes na hora de descartar o vidro quebrado.

Se o vidro quebrado for de grandes dimensões será preciso embalá-lo com papelão e fita crepe. Escreva na embalagem que contém vidro e leve até um posto de coleta mais próximo de sua residência.

Destine corretamente

Não adianta embalar o vidro quebrado corretamente se ele não for destinado de maneira adequada. Em algumas cidades há o serviço de coleta seletiva oferecido pela prefeitura. Entretanto, se não houver esse tipo de serviço na sua região, é preciso garantir que o vidro quebrado será reciclado. 

Mas lembre-se: o lixo de vidro quebrado comum é diferente do vidro do monitor de uma tela de computador ou de uma lâmpada fluorescente, por exemplo. Esses dois últimos casos exigem cuidados a mais no manuseio, pois são mais perigosos.

Fonte: eCycle