Você está aqui: Página Inicial > Notícias Sustentáveis > De esfoliante a suplemento: 4 dicas de uso para as cascas de frutas

Notícias

De esfoliante a suplemento: 4 dicas de uso para as cascas de frutas

Compostagem, esfoliante corporal, produtos de limpeza e suplemento vitamínico são alternativas para os restos de laranja e limão, ricos em antioxidantes

por última modificação: 05/04/2019 11h16


Cascas de frutas cítricas possuem excelentes propriedades antioxidantes, antibactecida e antifúngica (Foto: Getty Images)

Da próxima vez em que você for fazer um suco de laranja ou usar o limão para preparar algum prato, que tal considerar as cascas dessas frutas para outras utilidades? As práticas de desperdício zero podem ajudar na melhoria da sua saúde, da sua pele e até para a limpeza da casa.

Como usar a casca de cítricos na compostagem

Quem já faz a compostagem em casa, sabe que a casca de citros, como limão, deve ser usada com moderação na compostagem – pelo fato de acidificar o composto. O que deve ser feito ao adicioná-los na composteira é aumentar a quantidade de serragem na pilha. Além de afastar roedores e baratas, as cascas de laranja, limão, tangerina são ótimas fontes de nitrogênio, fósforo e potássio para pilha de composto.

Esfoliante corporal

Cascas possuem excelentes qualidades esfoliantes por sua natural aspereza. Com as cascas secas, bata-as num liquidificador ou processador de alimentos.
Em seguida, adicione as cascas a uma mistura de esfoliantes caseiros feitos de mel com açúcar ou sal. Tanto o sal quanto o açúcar são ótimos esfoliantes, mas as cascas de cítricos potencializam o processo.

Produtos de limpeza

Cascas de cítricos podem ser usados para todos os tipos de limpeza. Para um limpador eficiente de pia, misture bórax e bicarbonato de sódio em cima de uma toranja. Usando a toranja como uma esponja, esfregue-a ao redor da pia. Para melhores resultados, pode-se moer as cascas de toranja em um moedor de café ou em um processador de alimentos. Uma vez que é um pó finamente moído, adicione o pó de toranja a 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 3 colheres de sopa de bórax. Combine tudo em um shaker, agite a mistura na pia e limpe a pia com uma esponja úmida. 

Outra dica é colocar uma pequena quantidade de casca de laranja numa jarra com vinagre. Deixe como uma infusão por algumas semanas e você terá um limpador geral. Tanto o cítrico como o vinagre possuem propriedades antibacteriana e microbial.

Se você não gosta do cheiro do vinagre, pode fazer uma mesma versão com suco de limão, cascas de cítricos e vodca. Use 4 partes de vodca, 8 partes de vinagre e 4 de suco de limão. Infuse com rodelas de limão, adicione duas ou três gotas de sabão numa garrafa de spray e está pronto pra usar!

Suplementos de vitamina C

Ao invés de comprar vitamina C, por que não fazer a sua própria com as cascas de cítricos? Vitamina C são responsáveis pelo reparo e crescimento de tecidos, estimula a produção de colágeno, repara ossos e dentes, ajuda o corpo a manter a saúde das unhas e dentes e na eliminação de toxinas.

Receita de vitamina C herbal:

Em um bowl, misture duas colheres de sopa de acerola em pó, uma colher de Amla em pó, duas colheres de pó de rosa mosqueta, uma colher de pó de casca de laranja, duas colheres de pó de baga de espinheiro (estimula a circulação). Em seguida, misture cinco colheres (de uma em uma) de mel com as ervas. Quando estiver terminando de colocar o mel, perceberá que ficará mais difícil mexer.

Comece a amassar a massa de ervas para incorporar as últimas ervas em pó. A massa será macia e maleável e formará uma bola grande.

Faça bolas com cerca de 3 cm de diâmetro e “empane” no pó de bagas de espinheiro (fornece antioxidantes, melhora a circulação e é um tônico cardíaco).

Armazene estes comprimidos de suplemento de vitamina C em uma jarra de vidro boca larga na geladeira. Quando refrigeradas, a textura é firme e mastigável.

Fonte: Revista Globo Rural