Você está aqui: Página Inicial > Notícias Sustentáveis > Homem constrói 'helicóptero do FBI' com recicláveis: 'Sou louco mesmo'

Notícias

Homem constrói 'helicóptero do FBI' com recicláveis: 'Sou louco mesmo'

Morador de Cubatão, Luiz Carlos Pereira construiu a ‘aeronave’ com produtos comprados em ferros-velhos e a obra ficou pronta em 25 dias.

por última modificação: 14/08/2019 09h38


Luiz Carlos mora em Cubatão e construiu um 'helicóptero do FBI' com materiais recicláveis — Foto: Arquivo Pessoal

Controle e volante de videogame, turbina de secador de cabelo, mangueira de aspirador de pó, hélice de ventilador e até um orelhão e uma ferradura de cavalo estão entre os itens que compõem o ‘helicóptero do FBI’ construído por um artista plástico de Cubatão (SP). Todos os equipamentos foram adquiridos em ferros-velhos por um custo total de aproximadamente R$ 400 e a ‘aeronave’ ficou pronta em 25 dias.

Luiz Carlos Pereira, de 54 anos, conhecido como Macarrão, afirma que enxerga arte onde ninguém costuma ver. Foi assim que a base de um orelhão se transformou em assento para o helicóptero e a ferradura virou suporte para apoiar os pés.

O equipamento, inspirado na agência de investigação dos Estados Unidos, o FBI, foi construído na laje de sua casa, no bairro Vila São José. Da pintura à soldagem, tudo foi feito pelo artista. Após o término dos trabalhos, lá estava ele desmontando as peças para poder transportar a ‘aeronave’ até a rua, onde ela fica estacionada.


Artista faz cosplay de personagens e o 'helicóptero' será mais um veículo para utilizar em seus eventos — Foto: Arquivo Pessoal

“O pessoal fala que sou louco. Eu sou louco mesmo. Uma pessoa em estado real não faz o que eu faço, tem que ter algo a mais”, diz.

O helicóptero, feito com materiais recicláveis, ainda não voa, mas o artista garante que isso pode mudar se ele receber a doação de um motor de motocicleta. “É só me dar um motor de moto que eu acho que dá para levantar pelo menos um metro”.

Mesmo contrariado pela esposa, ele afirma que não consegue resistir e sempre volta para casa com alguma novidade quando vai a um ferro-velho. Foi assim que ele equipou seu Gurgel 1974 e um triciclo feito com chassi de Fusca e personalizado por ele. Tudo em tom militar porque ele tem paixão pela área.


Luiz também tem um triciclo feito com chassi de Fusca e personalizado por ele — Foto: Arquivo Pessoal

Renda extra

Ele conta que trabalha como desenhista e letrista em uma usina hidrelétrica em Cubatão e, nas horas vagas, faz participação em aniversários, exposições, ministra palestras e faz cosplay – o que permite ganhar uma renda extra.

“De vez em quando a gente briga. Ela [esposa] fala que estou levando lixo para casa. Eu digo que é lixo, mas vai trazer recursos para a gente. É um meio da gente ganhar um dinheiro extra. A gente se diverte, ganha um dinheirinho e ajuda o meio ambiente”.

Luiz nasceu em Cubatão e sempre morou na Vila São José, antiga Vila Socó. Ele estava em casa, aliás, quando um incêndio destruiu o bairro, em 1984. “Tive pessoas da família que se queimaram, amigos que perderam a vida. Nossa casa queimou toda”, lamenta. Ele reconstruiu a casa no mesmo bairro e vive com a esposa e quatro filhos.

Aeronave tem partes de orelhão, peças de videogame e até hélice de ventilador — Foto: Arquivo Pessoal

Sonho de piloto 

A vontade de construir um helicóptero era um sonho de criança. Ele também gostaria de ser piloto de helicóptero e até começou a fazer um curso em Santos (SP), mas teve que interromper por não ter condições de arcar com os custos.

“Na época, era R$ 500 a hora. E tinha que fazer 40h. É um sonho, sempre foi um sonho. Não posso ver uma aeronave passando que eu já pego meu binóculo e já olho”.

Mesmo sem o curso de piloto, ele comemora a finalização de sua mais nova obra de arte, afinal, a ‘aeronave’ já está garantida. O próximo passo é construir uma réplica do helicóptero Águia da Polícia Militar.

“O mundo vai me conhecer. Acho que essa aeronave superou todas as expectativas. Nem eu acredito que fiz isso”, comemora.


Luiz participa de eventos como forma de ganhar uma renda extra — Foto: Arquivo Pessoal

Fonte: G1