Você está aqui: Página Inicial > Notícias Sustentáveis > Onde descartar cartões plásticos sem uso?

Notícias

Onde descartar cartões plásticos sem uso?

É cada vez maior o número de cartões de crédito utilizados ao longo da vida. Este material deve ter um destino específico

por última modificação: 14/01/2020 09h13

Sabe aqueles cartões velhos que você não usa mais ou aqueles cartões de crédito vencidos? Já passou pela sua cabeça o que você poderia fazer com ele? Você pode descartar cartão de crédito levando-os a agência bancária em que você o adquiriu ou em máquinas em que você mesmo pode triturar o cartão. Caso você não saiba onde encontrar uma máquina trituradora, você mesmo pode quebrar o cartão e levar para locais de reciclagem que aceitem cartões plásticos. 

Conhecidos popularmente como "dinheiro de plástico" exatamente por, cada vez mais, substituírem a moeda em espécie, os cartões são utilizados desde a década de 50 em certos países. Com esses objetos de plástico, é possível executar vários processos em que antes se utilizava o papel, geralmente quando cumprem funções de cartão de crédito e de débito, mas também servem para outros usos, como a identificação pessoal.

Os cartões podem ser feitos a partir de diferentes tipos de plástico, como PVC, poliéster, policarbonato e outro plástico chamado de ABS (saiba mais aqui sobre o PVC) - inclusive misturando tais tipos no mesmo objeto. A estrutura do cartão é formada por diversas camadas desses materiais. Além disso, os cartões de PVC moderno também são formados por uma tarja magnética, costuma conter um chip e um painel de assinatura (faixa em que podemos encontrar o nome ou assinatura do usuário e o código de segurança do cartão).

tarja magnética é composta por pequenas barras magnéticas plásticas a base de ferro, iguais às fitas cassetes. Nesta tarja estão registradas informações pessoais de identificação e/ou bancárias não criptografadas (menos seguras). O chip no cartão fica em uma cápsula de aço inoxidável e é composto por silício. No chip, também ficam armazenadas informações pessoais de identificação e/ou informações bancárias criptografadas (mais seguras).

Impactos

Como a maior parte dos cartões é feita de plástico, é possível reciclar e impedir que mais resíduos se acumulem nos aterros, permanecendo por centenas de anos até se degradarem. Componentes que fazem parte do processo de fabricação desses plásticos, como dioxinas, furanos e PCBs contaminam o solo, a água subterrânea, prejudicam os seres vivos, inclusive o ser humano, que terá solo contaminado (impactos negativos nas plantações e na qualidade dos alimentos) e água contaminada (água subterrânea tirada de poços por algumas famílias e contaminação de reservatórios de água que abastecem grande parte da população). Confira a matéria "PVC: material muito usado na indústria pode trazer problemas ambientais" para saber mais sobre os impactos negativos.

Descaracterização e segurança das informações

O descarte de cartões que contêm informações pessoais importantes, como é o caso dos cartões de crédito, envolve a confiança do proprietário do cartão com relação ao processo de reciclagem desse material. Dessa maneira, não é possível que o chip e a tarja magnética sejam separados dos cartões. Isso porque esse processo requer que os cartões sejam descartado inteiramente. Portanto, o processo não envolve somente a reciclagem do material, mas também deve lidar com as questões de segurança e proteção de dados pessoais. Para isso, os mecanismos mais comuns de descarte voluntário de cartões permitem que os proprietários quebrem o cartão, destruindo partes que contêm o chip e a tarja magnética e depositando-os em uma caixa lacrada.

Sobre o sentimento de segurança ao descartar um cartão, uma pesquisa realizada com 261 pessoas indicou que 70% (183 pessoas) confia em descartar o seu cartão em uma agência bancária da qual já é cliente. Isso sempre acontece de modo que a questão da descaracterização do cartão seja feita pela própria pessoa.

Reciclagem de cartões

O processo de reciclagem demanda máquinas específicas para realizar o procedimento. O material é processado/triturado e pode resultar em diversas espessuras, desde um material mais grosso até um pó bem fino. Com isso, é possível produzir diferentes objetos como: piso, capa de caderno/agenda, outros cartões, balcão para mesa entre outros.

Sem o auxílio de máquinas especializadas, é possível realizar diversos tipos de upcycle (reaproveitamento do material), como produzir braceletes/pulseiras feitos com cartões de plástico coloridos; confeccionar um porta retrato formando um mosaico de pedacinhos de cartões; um kit de escritório com cartões revestidos de tecido ou produzir palhetas para tocar instrumentos como violão e guitarra.

 Fonte: eCycle