Você está aqui: Página Inicial > Notícias Sustentáveis > Plogging: conheça a corrida sustentável

Notícias

Plogging: conheça a corrida sustentável

Mistura de atividade física com prática sustentável, o plogging é o hábito de correr recolhendo lixo pelo caminho

por última modificação: 15/02/2019 09h27

Já é possível praticar um exercício físico que faz bem para o seu corpo e ainda ajuda a cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo. Trata-se do plogging, prática que une corrida e coleta de lixo. Para aderir ao plogging, basta sair para correr ou caminhar equipado com um recipiente para coletar o lixo que você encontrar jogado ao longo do caminho - dê preferência para recipientes de coleta reutilizáveis, como ecobags, sacos de pano ou de papel. Dependendo de onde você mora, infelizmente, pode ser que você precise mais de sacolas do que de fôlego para o seu plogging.


Imagem: Grupo de plogging na Suécia. Foto: Reprodução/Instagram Erika Eriksson.

A ideia é aproveitar o tempo da corrida ao ar livre para fazer bem ao meio ambiente. Recolher o lixo é um gesto simples, ajuda na limpeza urbana ou rural e também na conscientização ambiental. Além disso, as paradas ocasionais para recolher o lixo podem ser usadas como oportunidade para fazer agachamentos e alongamento, além do peso extra que se carrega, o que melhora a intensidade do treino físico.


Imagem: Grupo de plogging na Colômbia. Foto: Reprodução/Instagram Cultura Corázon.

A moda da corrida sustentável começou na Suécia, quando o ambientalista sueco Erik Ahlström organizou um grupo no Facebook para lançar a ideia. Ele usou uma mistura da palavra sueca plocka, que significa recolher, com o termo inglês jogging (correr), nomeando o movimento de plogging, o ato de correr recolhendo lixo.

plogging tem ganhado popularidade pelo Instagram, principalmente por conta da facilidade de praticar o exercício, algo que pode ser feito sozinho ou em grupos. Em pouco tempo, pessoas do mundo todo começaram a postar fotos usando as hashtags #plogging e #plogga. Há grupos que saem para praticar plogging regularmente não só na Europa, mas também em países como Colômbia, Índia e África do Sul.

                      Imagem:Grupo de plogging em Maresias (SP). Foto: Reprodução/Instagram Plogging Brasil.

No Brasil, onde causou estranhamento o fato da torcida japonesa ter recolhido o lixo dos estádios durante a Copa do Mundo 2014, também já existem grupos difundindo o esporte. Por aqui já aconteceram ações coletivas de plogging em Maresias (SP), Niterói (RJ) e na Grande São Paulo. 

Fonte: eCycle