Você está aqui: Página Inicial > Notícias Sustentáveis > Saiba como ser mais sustentável ao comprar sabão

Saiba como ser mais sustentável ao comprar sabão

Detergente, sabão em pó, sabão em pedra. Deixe de ter dúvidas e descubra o que procurar ou evitar nos produtos de limpeza

por última modificação: 05/11/2018 08h54

Quando se trata de produtos de limpeza, não há muita novidade. Os sabões que usamos todos os dias na limpeza são sempre os mesmos. Sabão em pó, sabão em barra, de coco ou glicerina, e os detergentes para a louça. Sem segredo, podemos fazer escolhas mais sábias na hora de ir às compras e evitar alguns perigos ao meio ambiente. Não há como garantir que estamos usando produtos de limpeza sem nenhum dano à natureza, mas existem maneiras simples de fazer as melhores escolhas.

Detergentes

Todos os detergentes comercializados no Brasil devem, por lei, conter tensoativo biodegradável, desde 1982, de acordo com as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Por definição, o tensoativo é uma substância sintética usada na fabricação de produtos de limpeza e cosméticos e que provoca a junção de substâncias que, em seu estado natural, não seriam misturadas, como é o caso da água e do óleo. Quando vamos escolher qual detergente levar para casa, esse é um aspecto que não devemos mais nos preocupar. Porém, se pretendemos consumir da melhor forma possível, é bom lembrar que os detergentes que contêm gordura animal ou óleo vegetal são melhores do que aqueles que se utilizam de substâncias petroquímicas. Primeiro porque se valem de matéria-prima renovável em vez de petróleo. Em segundo lugar, por usarem um pouco menos de química em sua composição.

Sabão em pó

Esse produto de limpeza é complicado. Ele é indispensável para o consumo, e para ele ser bom, deve deixar as roupas muito brancas. Mas é justamente por isso que o sabão em pó é o produto mais poluente. Além de possuir legendas pra lá de complicadas e não ser obrigado por lei a ser biodegradável, esse tipo de sabão ainda carrega branqueadores à base de cloro. Para que o sabão seja biodegradável, ele deve mostrar no rótulo o termo “linear”, no meio de diversos nomes complicados, além de ter a indicação “tensoativo biodegradável”.  Portanto, nesse caso, a melhor escolha é o produto que tenha cadeia linear, não use fosfato ou muitos agentes branqueadores.

Sabão em pedra

No caso do sabão em pedra, o interessante é observar o tensoativo e as matérias-primas. Sempre devemos dar preferência para os produtos que usam componentes renováveis. Já comentamos o porquê desses cuidados e temos sempre que pensar que, quanto mais artesanal o produto, potencialmente menor a agressão ao meio ambiente. Então, nada como fazer o próprio sabão. Assim, além de aproveitar o óleo velho usado de casa, ainda conseguimos usar um produto que temos certeza do que é feito. O mais importante é manter o PH neutro (7), para que não haja alteração de PH na água que receber seus resíduos. Fique atento e boas compras!

Fonte: eCycle