Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Coleta de materiais recicláveis é realizada durante V Cobesa

Coleta de materiais recicláveis é realizada durante V Cobesa

por última modificação: 19/07/2018 10h58

Pontos para coleta de materiais recicláveis foram instalados no V Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental (Cobesa), realizado no período de 10 a 13 de julho, no campus da Univasf em Juazeiro (BA). A iniciativa tem o intuito de estimular o descarte correto, evitando que materiais como lâmpadas, óleos, pilhas, papéis e plásticos sejam destinados para a rede de lixo comum.

Os Ecopontos, locais de descarte, receberam coletores específicos para pilhas, lâmpadas, óleos e recicláveis como papel, vidro e plástico. Esta ação é uma tradição nas edições do Cobesa. De acordo com a estudante e organizadora da ação Fernanda Braga, os resíduos foram contabilizados e separados diariamente. A estudante afirma, “A realização dessa atividade contribui para que as pessoas não destinem o material em locais inadequados. Esse ano estamos com a expectativa de reduzir a produção comparando com os resíduos gerados nos eventos anteriores”.

Os materiais recicláveis e o óleo serão encaminhados para Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (Cooperfitz).Os resíduos como pilhas e lâmpadas vão ser direcionados para tratamento adequado através da logística reversa, ação na qual os fabricantes recolhem os produtos visando o reaproveitamento ou descarte apropriado.