Por G1 Petrolina

Os seis pontos de coleta estão nos Campi da universidade — Foto: João Pedro Ramalho/ Univasf

Com o objetivo de diminuir a contaminação do meio ambiente, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) instalou pontos de coleta de óleo de cozinha nos Campi da instituição em Petrolina, no Sertão Pernambucano.

Ao todo, são seis pontos de coleta distribuídos entre os Campi de Ciências Agrárias e Centro, localizados em Petrolina, além do Campus de Juazeiro-BA. Segundo o professor do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental e responsável pela iniciativa, Clóvis Ramos, o projeto é aberto para a população. Os interessados em fazer o descarte, devem armazenar o óleo usado em um recipiente plástico. O material é recolhido por Cooperativas locais, que utilizam o óleo para produzir sabão e detergente. Os produtos são vendidos e a renda é revertida para as próprias cooperativas.

De acordo com Clóvis, o descarte incorreto do produto pode gerar problemas à natureza. "Quando a gente joga o óleo na pia, o problema é a contaminação da água. Independente do tratamento, ela acaba indo para o rio. Esse óleo demora no mínimo 14 anos para ser degradado naturalmente"

A ação que espera diminuir este problema, faz parte do Programa Socioambiental da instituição, o "Univasf Sustentável", que possui ações voltadas para redução e racionalização de recursos naturais e descarte adequado de resíduos. Além do cunho ambiental, o projeto gera impacto social. "A ação é importante para evitar o impacto no ambiente, tanto nos recursos hídricos quanto no solo, além de prover recursos às cooperativas, através da matéria-prima. É uma ação ambiental e social."

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1