Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PEV colabora com Coleta Seletiva na Univasf

PEV colabora com Coleta Seletiva na Univasf

por última modificação: 18/04/2017 16h58

Integrantes do Projeto Escola Verde promoveram nesta quarta-feira (22/07/2015) a distribuição de caixas coletoras de “lixo” no Campus da Univasf/Juazeiro e participaram de reunião com servidores da limpeza para o inicio da Coleta Seletiva na instituição.

A distribuição de 65 coletores nos prédios da Univasf/Juazeiro foi realizada pela manhã e contou com a participação dos integrantes do PEV, Ana Quézia, Maria Gama, Maria Andrade, Maria Raquel, Millena Lemos e Ricardo Fonseca. Além da representante da DDI/Univasf, Gabriela Jandiroba, e dos servidores da limpeza.

Já a reunião ocorreu no turno da tarde no Campus da Univasf/Petrolina e contou com a participação de integrantes da Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS) da Univasf, servidores terceirizados responsáveis pela limpeza da instituição, representantes da Cooperativa de Catadores do Município de Petrolina (COMARCA), do Restaurante Universitário e da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI), a fim de instruir os servidores sobre os procedimentos para o inicio da coleta seletiva na instituição.

Cerca de 30 servidores participaram do encontro, que contou com a presença das estudantes de Engenharia Agrícola e Ambiental, Maria Gama e Maria Raquel, além do coordenador do PEV, Prof. Dr. Paulo Ramos.

A partir desta data a coleta seletiva está efetivada com a destinação seletiva também dos rejeitos coletados no interior da instituição.

Foram instalados três conjuntos de tambores coloridos, compostos por quatro tambores de 150 litros cada, para o recolhimento diário dos rejeitos recolhidos nos coletores menores espalhados pelo Campus.

As cooperativas de catadores deverão recolher estes materiais selecionados uma vez por semana, ou sempre que necessário.

Estes tambores estão localizados nos seguintes pontos da Univasf Sede:

• Ao lado do prédio da Reitoria, enfrente ao bloco dos colegiados;
  • Ao lado dos laboratórios, junto ao pavilhão de aulas;
  • Ao lado da Biblioteca.

Outros materiais coletados

Além de papel, plástico, metal e vidro, está previsto o recolhimento também de lâmpadas queimadas, material de informática em desuso e óleo de cozinha.

Na próxima semana deverá ocorrer a mesma reunião com os servidores da limpeza do Campus da Univasf/Juazeiro. Na semana subsequente no campus de Ciências Agrárias (CCA). Posteriormente os passos seguintes serão para levar a coleta seletiva para os campi de Paulo Afonso-BA, São Raimundo Nonato-PE e Senhor do Bonfim-BA.

Sensibilização do PEV

Em parceria com a Comissão de Coleta Seletiva Solidária e demais setores da Univasf, o PEV estará desenvolvendo, a partir deste semestre, estratégias de sensibilização de professores, alunos e servidores em geral, para a promoção cotidiana da coleta seletiva na instituição.

Dentre as ações previstas estão: exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes e adesivos de sensibilização, treinamentos e incursões à campo sistematicamente.