Você está aqui: Página Inicial > Vídeos > TV Caatinga - Galeria

TV Caatinga - Galeria

publicado 09/09/2016 15h52, última modificação 23/05/2023 13h27
Meu Ambiente Fogão ecoeficiente

Meu Ambiente Fogão ecoeficiente

Conheça o fogão ecoeficiente, um tipo de construção que segue o modelo do manejo sustentável. Entre as práticas dessa iniciativa está a utilização da lenha retirada de galhos caídos das árvores ou de madeira já disponível na propriedade. Dessa forma os usuários contribuem, por exemplo, para a redução do desmatamento. Confira!

publicado 01/02/2022 10h35 Multimídia
Se Liga Univasf 201

Se Liga Univasf 201

No boletim 201, saiba sobre a publicação das mudanças no cronograma de retorno às atividades na Univasf. Confira também detalhes do edital da bolsa permanência para indígenas e quilombolas e da seleção do mestrado profissional em Administração Pública.

publicado 31/01/2022 09h51 Multimídia
Memória Sertão Praça Monsenhor Berenguer, Monte Santo

Memória Sertão Praça Monsenhor Berenguer, Monte Santo

Em Monte Santo, na Bahia, a Praça Monsenhor Berenguer preserva a história da região. Em um só lugar estão a estátua de Antônio Conselheiro, o busto do Marechal Carlos Machado Bittencourt e o canhão utilizado na Guerra de Canudos, conhecido como a matadeira. Nesse espaço, as tropas do exército brasileiro se organizavam para a batalha que matou centenas de pessoas.

publicado 28/01/2022 08h36 Multimídia
Prazo de submissão de trabalhos para a Scientex da Univasf

Prazo de submissão de trabalhos para a Scientex da Univasf

Termina nessa sexta-feira (28) o prazo de submissão de trabalhos na 14ª Semana de ensino, pesquisa e extensão da Univasf, a Scientex. O evento vai acontecer de 21 a 24 de fevereiro, de forma online.

publicado 26/01/2022 13h20 Multimídia
Viva Caatinga! Mastruz

Viva Caatinga! Mastruz

Confira detalhes sobre o mastruz, uma planta que tem origem na América Central, mas que ocorre em quase todo o Brasil. A espécie tem propriedades medicinais e, por isso, é muito utilizada no tratamento de doenças.

publicado 25/01/2022 10h52 Multimídia
Santuário da Santa Cruz de Monte Santo é um marco da fé sertaneja

Santuário da Santa Cruz de Monte Santo é um marco da fé sertaneja

No Semiárido da Bahia, o Santuário da Santa Cruz de Monte Santo atrai mais de 200 mil visitantes por ano. Além de ser um lugar de devoção e fé, preserva aspectos da história local, regional e nacional.

publicado 21/01/2022 09h28 Multimídia
Policlínica da Univasf implementa agendamento digital de consultas

Policlínica da Univasf implementa agendamento digital de consultas

Os pacientes da Policlínica do Hospital universitário da Univasf que precisam realizar o retorno de consultas ou atendimento depois da alta médica agora já podem fazer o agendamento de forma online. Outra novidade é o acompanhamento em tempo real da posição na fila de espera. Confira mais informações sobre as mudanças com a enfermeira da instituição, Naiara Ataíde.

publicado 19/01/2022 09h24 Multimídia
Sistema integra Univasf com o setor produtivo

Sistema integra Univasf com o setor produtivo

O SisMapCi é o Sistema de mapeamento de competências e interações da Univasf, uma plataforma que permite a busca rápida de pesquisadores a partir de suas competências. A ferramenta foi desenvolvida pelo Analista de tecnologia da informação da Universidade, Welson Barbosa, durante seu mestrado no Programa de pós-graduação em propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação. A professora do colegiado de Engenharia Agronômica, Cristiane Galhardo, orientou o projeto do SisMapCi e detalha suas funcionalidades.

publicado 18/01/2022 09h50 Multimídia
Se Liga Univasf 199

Se Liga Univasf 199

Essa edição do Se Liga Univasf traz as informações sobre a Semana farmacêutica, o minicurso do projeto Escola Verde, o primeiro Congresso nordestino de ilustração científica e o edital interno para ambientes de inovação. Tem ainda a publicação de quatro ebooks do grupo de pesquisa interdisciplinar sobre saúde, educação e educação física.

publicado 17/01/2022 09h19 Multimídia
Memória Sertão Museu do Sertão, Monte Santo

Memória Sertão Museu do Sertão, Monte Santo

Fotografias, objetos e outras relíquias da história do Semiárido baiano fazem parte do acervo do Museu do Sertão. O espaço, fundado em 1982, fica localizado no município de Monte Santo e recebe mais de mil visitantes por ano. Saiba mais nesta edição do Memória Sertão!

publicado 14/01/2022 09h38 Multimídia
Inscrições abertas para a IX Semana farmacêutica da Univasf

Inscrições abertas para a IX Semana farmacêutica da Univasf

A nona edição da Semana farmacêutica da Univasf acontece de quarta-feira (19) até o sábado da semana que vem, na modalidade remota. A programação conta com palestras, mesas redondas e minicursos e as inscrições podem ser realizadas até a véspera do evento. Confira mais informações com o professor do colegiado de Farmácia da Universidade, Edilson Beserra.

publicado 12/01/2022 09h39 Multimídia
Cartilha sobre a rede de proteção à criança e ao adolescente

Cartilha sobre a rede de proteção à criança e ao adolescente

As instituições que atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes agora contam com uma cartilha com informações sobre o tema na região de Juazeiro e Petrolina. A publicação é resultado de uma pesquisa realizada pela Associação civil de articulação para a cidadania, a Acari, em parceria com outras entidades. O Laboratório de estatística aplicada e estudos demográficos da Univasf também integrou o estudo. Confira detalhes com o professor do colegiado de Engenharia de Produção, no campus Juazeiro, Paulo José Pereira.

publicado 11/01/2022 09h55 Multimídia
Se Liga Univasf 198

Se Liga Univasf 198

Se liga nos destaques do boletim desta semana! Tem matrícula de veteranos para disciplinas do módulo prático-presencial, publicação da revista Extramuros e inscrições para a Semana farmacêutica e para o mestrado profissional em Administração pública.

publicado 10/01/2022 10h38 Multimídia
Cooperativa faz beneficiamento de frutas nativas do Semiárido baiano

Cooperativa faz beneficiamento de frutas nativas do Semiárido baiano

Na região norte da Bahia, a Cooperativa regional de agricultores familiares e extrativistas da economia popular e solidária, a Coopersabor, atua no beneficiamento de frutas nativas do Semiárido. A entidade comercializa variados produtos que melhoram a renda de mais de 600 famílias. Nossa equipe visitou os municípios de Monte Santo e Itiúba para conhecer esse trabalho, realizado desde 2014.

publicado 07/01/2022 10h26 Multimídia
Leia + Abordagens em Ecologia Humana

Leia + Abordagens em Ecologia Humana

Nossa indicação literária de hoje é uma coletânea de pesquisas sobre Ecologia Humana desenvolvida no Vale do São Francisco. A obra aborda questões socioambientais do Semiárido e dos seus povos tradicionais. Acompanhe os detalhes sobre os artigos do livro nessa edição gravada antes da pandemia.

publicado 05/01/2022 10h49 Multimídia
Professor da Univasf recebe prêmio de inovação

Professor da Univasf recebe prêmio de inovação

O professor do colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental da Univasf, Daniel dos Santos, foi o vencedor do prêmio Mentes da inovação na categoria agricultura. O concurso foi promovido pela Bayer e pelo Hurb São Paulo e contou mais de 100 concorrentes. O projeto premiado foi o OPTOFruit, um dispositivo que auxilia na identificação do amadurecimento e da qualidade de frutas. O professor Daniel explica no vídeo como esse equipamento pode contribuir com o Semiárido brasileiro.

publicado 04/01/2022 09h19 Multimídia
Se Liga Univasf 197

Se Liga Univasf 197

Confira no boletim desta semana as informações sobre a seleção de tutor educacional especializado e de professor formador. Tem ainda o lançamento de dois ebooks sobre antropologia e a premiação de estudantes da Univasf em uma competição de kungfu wushu.

publicado 03/01/2022 09h59 Multimídia
Memória Sertão Igreja São João Batista, Exu

Memória Sertão Igreja São João Batista, Exu

Conheça a histórica igreja dedicada a São João Batista, localizada na Fazenda Araripe, em Exu, no Semiárido pernambucano. O monumento é particular, dos descendentes do Barão do Exu, que foi o responsável pela construção. O templo conserva muitas características originais desde a edificação, em 1868. Outra curiosidade é que o Barão está sepultado no local.

publicado 31/12/2021 08h27 Multimídia
Cultivar de uva BRS Melodia é adaptada ao Semiárido

Cultivar de uva BRS Melodia é adaptada ao Semiárido

Produtores e consumidores de uva do Vale do São Francisco já contam com uma nova variedade adaptada ao Semiárido. A BRS Melodia é resultado do Programa de melhoramento genético uvas do Brasil, que é coordenado pela unidade uva e vinho da Embrapa. Entre os diferenciais dessa nova cultivar estão o sabor, que lembra o do morango, e a possibilidade de duas colheitas por ano. Confira mais informações com o pesquisador da Embrapa, João Dimas.

publicado 30/12/2021 09h11 Multimídia
Leia+ Gestão pública municipal: múltiplos debates e reflexões interdisciplinares sobre o Direito

Leia+ Gestão pública municipal: múltiplos debates e reflexões interdisciplinares sobre o Direito

O Leia+ está de volta com uma indicação que foi gravada ainda antes da pandemia. Conheça uma obra que aborda temas relacionados à gestão pública municipal e à área do Direito. Governança e orçamento participativo são alguns dos assuntos. A publicação é resultado de trabalhos de conclusão do curso de especialização em Gestão pública municipal, da Univasf.

publicado 29/12/2021 10h33 Multimídia
Espaço plural da Univasf recebe intervenção artística

Espaço plural da Univasf recebe intervenção artística

O prédio do Espaço plural da Univasf, em Juazeiro, recebeu uma intervenção artística que mudou o cenário do lugar. Agora, além da obra Represa, de autoria da professora do colegiado de Artes visuais da Universidade, Flora Assumpção, o local conta também com a colaboração artística de estudantes bolsistas do Programa institucional de bolsas de extensão da Universidade.

publicado 28/12/2021 10h18 Multimídia
Se Liga Univasf 196

Se Liga Univasf 196

No boletim 196 tem a quinta edição da colônia de férias Ceminha e seleções para mestrado e doutorado na Univasf. Acompanhe ainda a aprovação de projetos de pesquisa pelo CNPq e premiação em congresso de cardiologia.

publicado 27/12/2021 10h56 Multimídia
Memória Sertão Igreja Nossa Sr.ª dos Humildes, Paulistana

Memória Sertão Igreja Nossa Sr.ª dos Humildes, Paulistana

Conheça no programa Memória Sertão a igreja matriz de Nossa Senhora dos Humildes, na cidade de Paulistana, no Semiárido piauiense. Construída em meados do século XVIII, ainda como capela e com mão de obra de escravos, o prédio foi modificado com o passar do tempo. A imagem da santa veio do Ceará, como pagamento da promessa de uma devota. Confira!

publicado 24/12/2021 09h27 Multimídia
Orientações para prevenção da covid-19 nos festejos de fim de ano

Orientações para prevenção da covid-19 nos festejos de fim de ano

É preciso redobrar os cuidados para a prevenção da covid-19 nesse período de confraternizações de fim de ano. A Fundação Oswaldo Cruz publicou uma cartilha com orientações onde é possível conferir, por exemplo, o que evitar durante uma viagem. O nosso convidado é o coordenador do Observatório covid-19 na instituição, Carlos Machado. O pesquisador destaca também sobre a importância de se vacinar. Acompanhe!

publicado 22/12/2021 09h28 Multimídia
Projeto fábrica solar social é executado em Monte Santo

Projeto fábrica solar social é executado em Monte Santo

Alunos e ex-alunos da Escola família agrícola do sertão, localizada em Monte Santo, na Bahia, foram capacitados para produzir painéis de energia fotovoltaica. O projeto traz diversos benefícios para as comunidades locais, como o consumo sustentável, e revela o potencial da região para esse tipo de produção energética.

publicado 21/12/2021 11h16 Multimídia
Se Liga Univasf 195

Se Liga Univasf 195

Confira no boletim desta semana as inscrições para dois mestrados da Univasf, o processo seletivo para membros da empresa júnior do curso de Ciências Biológicas e a pesquisa sobre a covid do Hospital Universitário.

publicado 20/12/2021 10h12 Multimídia
Escola transforma a educação de jovens no Semiárido baiano

Escola transforma a educação de jovens no Semiárido baiano

Atualmente, existem 33 Escolas Família Agrícola em todo o estado da Bahia, instituições que promovem uma educação integral contextualizada com a vida no campo. Nesta reportagem, você vai conhecer a Escola Família agrícola do Sertão, a Efase, localizada em Monte Santo. Com 23 anos de atuação, a entidade mobiliza estudantes a atuarem como protagonistas no local onde vivem.

publicado 17/12/2021 09h40 Multimídia
Projeto da Univasf constrói protótipos de foguetes

Projeto da Univasf constrói protótipos de foguetes

O Cactus rockets é o projeto de foguetemodelismo da Univasf. A iniciativa reúne alunos dos cursos de Engenharia da Universidade na construção de protótipos de foguetes para competições. A professora do colegiado de Engenharia Mecânica e coordenadora do projeto, Edna Santiago, detalha os objetivos e desafios da equipe.

publicado 16/12/2021 09h44 Multimídia
Equipe do Projeto rural sustentável caatinga encerra etapa de reuniões com as entidades

Equipe do Projeto rural sustentável caatinga encerra etapa de reuniões com as entidades

Depois de passar por 5 estados, a equipe do Projeto rural sustentável caatinga finalizou a etapa de encontros com as entidades e organizações selecionadas para trabalhar com as tecnologias de baixa emissão de carbono. A última reunião aconteceu na cidade de Monte Santo, na Bahia, com agricultores e autoridades da região.

publicado 15/12/2021 09h04 Multimídia
Curso online ensina sobre a produção de uvas no Semiárido

Curso online ensina sobre a produção de uvas no Semiárido

A Embrapa Semiárido está ofertando o curso Viticultura tropical no Semiárido. Trata-se de uma capacitação online e gratuita que aborda diversos aspectos da produção de uvas. A oferta do curso é contínua e a carga horária é de 40 horas. A pesquisadora da Embrapa Semiárido e coordenadora da iniciativa, Patrícia Coelho, dá detalhes sobre o conteúdo programático. Confira!

publicado 14/12/2021 09h30 Multimídia