Você está aqui: Página Inicial > Vídeos > TV Caatinga - Galeria

TV Caatinga - Galeria

publicado 09/09/2016 15h52, última modificação 23/05/2023 13h27
Terminam hoje (19) as inscrições para a liga Thanátous da Univasf

Terminam hoje (19) as inscrições para a liga Thanátous da Univasf

Vão até hoje (19) as inscrições para novos integrantes da Liga acadêmica interdisciplinar para o estudo da morte e suicídio. A Thanátous, palavra grega que significa mortes em português, visa compreender a morte e o suicídio a partir das várias visões de pensamento. Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação da Univasf e de outras Instituições de ensino superior, além de profissionais com formação em qualquer área. Acompanhe os detalhes com o professor do colegiado de Ciências Sociais, Alexandre Reis.

publicado 19/03/2021 09h26 Multimídia
Univasf promove live sobre vacina e a nova variante do coronavírus

Univasf promove live sobre vacina e a nova variante do coronavírus

Nesta quinta-feira (18), às sete horas da noite, o projeto de extensão Autocuidado em tempos de pandemia da Univasf promove um bate-papo ao vivo sobre a vacina e a nova variante do coronavírus. Para discutir a temática, a live conta com a participação da professora do colegiado de Enfermagem, Kedma de Magalhães e do professor do colegiado de Medicina, Rodrigo Videres, ambos da instituição. A coordenadora do projeto, Dôra Paixão, traz os detalhes sobre essa iniciativa. Confira!

publicado 18/03/2021 10h56 Multimídia
Terminam hoje (17) as inscrições para o curso de Saberes ancestrais, práticas de cura

Terminam hoje (17) as inscrições para o curso de Saberes ancestrais, práticas de cura

O prazo de inscrição para o curso de Saberes ancestrais, práticas de cura termina hoje (17), durante o primeiro encontro do evento. As atividades vão acontecer via internet, com a participação de povos tradicionais de diferentes etnias para compartilhar experiências relacionadas à cura e interculturalidade. Saiba mais informações com o professor do colegiado de Psicologia da Univasf, Alexandre Barreto.

publicado 17/03/2021 09h23 Multimídia
Univasf realiza aula inaugural de curso sobre convivência e sustentabilidade do Semiárido

Univasf realiza aula inaugural de curso sobre convivência e sustentabilidade do Semiárido

Será realizada nessa quinta-feira (18), às sete horas da noite, a aula inaugural do curso "Tecnologias de baixa emissão de carbono fortalecendo a convivência com o Semiárido". A formação vai capacitar profissionais que atuam nas comunidades rurais sobre novos modelos de prevenção ambiental. A ação é uma parceria entre a Univasf e a Fundação brasileira para o desenvolvimento sustentável, através do projeto Rural sustentável caatinga. O coordenador do projeto, Pedro Leitão, traz mais informações.

publicado 16/03/2021 12h07 Multimídia
Se Liga Univasf 156

Se Liga Univasf 156

Nesta edição do Se Liga Univasf, você confere informações sobre a ação "lives in live" para os servidores da Univasf e o prazo de inscrições para novos integrantes da Liga acadêmica interdisciplinar para o estudo da morte e do suicídio. Você também confere o retorno do projeto Erê com o 2º ciclo de oficinas lúdicas e o processo seletivo para o curso de Administração Pública na modalidade a distância. Acompanhe.

publicado 15/03/2021 11h12 Multimídia
Univasf realiza mostra virtual de cinema

Univasf realiza mostra virtual de cinema

Estão abertas as inscrições para a mostra virtual de cinema "conflitos, memórias e saberes". Na programação, serão exibidos filmes nacionais e realizados debates com pesquisadores de várias Universidades do país todas as quintas-feiras, a partir do dia 25 desse mês, através de uma plataforma digital. O evento é uma atividade do projeto de extensão Cena da Serra, do colegiado de Antropologia do campus Serra da Capivara da Univasf. Confira como se inscrever e detalhes da programação com a coordenadora e professora do colegiado, Natacha Leal.

publicado 12/03/2021 10h13 Multimídia
Laboratórios multiusuários de pesquisa na Policlínica iniciam atividades

Laboratórios multiusuários de pesquisa na Policlínica iniciam atividades

Os laboratórios multiusuários da Policlínica do Hospital Universitário iniciaram as atividades com o objetivo de desenvolver pesquisas clínicas e básicas. O projeto também pretende avaliar alguns casos de pacientes com o coronavírus e entender mais sobre a doença. As ações contam com a parceria de professores e estudantes da Univasf. Saiba mais informações com o Gerente de ensino e pesquisa do Hospital Universitário, Marcos Duarte Guimarães.

publicado 11/03/2021 10h00 Multimídia
Univasf realiza evento que vai discutir ciência e tecnologia

Univasf realiza evento que vai discutir ciência e tecnologia

Acontece hoje (10), às sete da noite, uma mesa redonda que vai debater a importância, os desafios e as perspectivas da ciência e tecnologia no Brasil. A programação faz parte da primeira atividade do projeto "o despertar da iniciação à pesquisa científica", organizada pelo colegiado de Ciência da Computação da Univasf, campus Salgueiro. Uma das coordenadoras do evento e também professora do colegiado, Débora Araújo, detalha as informações.

publicado 10/03/2021 11h37 Multimídia
TV Caatinga é objeto de pesquisa de dissertação de mestrado

TV Caatinga é objeto de pesquisa de dissertação de mestrado

Entender como estudantes da cidade de Uauá, no Semiárido baiano, percebem os diversos elementos que compõem a região onde vivem, a partir de reportagens da TV Caatinga. Esse foi o tema central de uma pesquisa do Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, da Universidade do Estado da Bahia. Com as produções exibidas pela TV universitária da Univasf, os jovens puderam conhecer mais sobre o Semiárido e suas riquezas naturais. O trabalho foi realizado pela Jornalista em multimeios, Neucimeire Santos de Souza, que detalha todo o processo do estudo.

publicado 05/03/2021 10h14 Multimídia
Univasf realiza I workshop online sobre alimentação saudável

Univasf realiza I workshop online sobre alimentação saudável

Acontece amanhã (5), às duas horas da tarde, um workshop online que vai discutir a importância de uma boa alimentação e como ela se relaciona com a saúde mental, principalmente dos adolescentes. A programação é uma parceria entre a Liga de anatomia aplicada, a Pró-reitoria de extensão, o Projeto escola verde e estudantes do curso de Medicina da Univasf. Confira mais informações com o coordenador do evento e professor do colegiado de Ciências Sociais da Univasf, Paulo Ramos. Acompanhe!

publicado 04/03/2021 11h41 Multimídia
Fundo pernambucano de incentivo à cultura lança editais

Fundo pernambucano de incentivo à cultura lança editais

Produtores culturais do Semiárido pernambucano podem participar dos editais disponibilizados pelo fundo pernambucano de incentivo à cultura. Com o objetivo de estimular as diversas atividades artísticas no estado, o projeto contempla vários setores. Para concorrer, os candidatos devem fazer o cadastro como produtor cultural até o dia 14 de março. Conheça as categorias disponíveis e como participar da seleção com a Superintendente de gestão do Funcultura, Aline Oliveira.

publicado 03/03/2021 09h26 Multimídia
Univasf lança cartilha de cuidados com a saúde de professores e estudantes

Univasf lança cartilha de cuidados com a saúde de professores e estudantes

Acontece nesta quarta-feira (3), às onze da manhã, o lançamento online de uma cartilha que tem o objetivo de ajudar professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem nesse período de atividades remotas. A iniciativa é do projeto de extensão do Núcleo de cuidado ao estudante universitário do Semiárido, que promove ações voltadas para a saúde e qualidade de vida de alunos, familiares e professores. Confira os detalhes do evento com a coordenadora do Nuceu e professora da Univasf, Shirley Macedo.

publicado 02/03/2021 11h21 Multimídia
Se liga Univasf 154

Se liga Univasf 154

Nessa edição 154 do Se Liga Univasf você confere informações sobre a cerimônia de abertura do semestre letivo 2020.1, detalhes sobre a webconferência ergonomia e trabalho remoto e sobre o lançamento de uma cartilha que aborda os processos de ensino e aprendizagem online. Tem notícias ainda de uma palestra que vai debater ciência e política durante a ditadura militar, além da seleção para o programa institucional de bolsas de incentivo acadêmico. Confira agora!

publicado 01/03/2021 12h15 Multimídia
Estudantes da Univasf recebem chips e recurso para notebook

Estudantes da Univasf recebem chips e recurso para notebook

Estudantes da Univasf contemplados no processo simplificado emergencial de apoio à inclusão digital devem iniciar o semestre com os chips para acesso à internet e notebooks. Os alunos beneficiados com o chip mais pacote de dados móveis, devem retirá-lo no campus onde estudam. Os estudantes contemplados com auxílio financeiro, já receberam o valor de 1.700 reais para a compra do notebook. O Pró-reitor do programa de assistência estudantil da Univasf, professor Roberto Jefferson do Nascimento, faz um balanço da execução do processo. Confira!

publicado 26/02/2021 11h41 Multimídia
Consulta aos servidores da Univasf quer organizar grupos prioritários de vacinação

Consulta aos servidores da Univasf quer organizar grupos prioritários de vacinação

Termina amanhã (26) o prazo para que os servidores da Univasf participem da consulta que vai ajudar na definição dos grupos prioritários para receber a vacina contra a Covid-19. A iniciativa é da Pró-reitoria de gestão de pessoas e do subsistema integrado de atenção à saúde do servidor. Ainda não existe previsão de vacinação. Mais detalhes sobre a consulta com a Coordenadora de atenção à saúde do servidor, Thays Assunção. Confira!

publicado 25/02/2021 09h25 Multimídia
Termina hoje o prazo para modificação de matrícula 2020.1 na Univasf

Termina hoje o prazo para modificação de matrícula 2020.1 na Univasf

Termina hoje (24) o período de modificação de matrícula para retomada do semestre 2020.1. Os estudantes poderão incluir e excluir disciplinas no Sistema de informação e gestão acadêmica. As aulas começam no dia 1 de março de forma remota. Mais detalhes desse processo com o Pró-reitor de ensino da Univasf, professor Adelson de Oliveira. Acompanhe!

publicado 24/02/2021 11h01 Multimídia
Univasf realiza encontro virtual para os docentes da instituição

Univasf realiza encontro virtual para os docentes da instituição

Foram prorrogadas até hoje (23) as inscrições para o encontro que vai debater os impactos do ensino remoto na identidade docente. Palestras e oficinas fazem parte da programação voltada para os professores da Univasf. O evento acontece amanhã, a partir das duas horas da tarde, de forma virtual. A iniciativa é das Pró-reitorias de ensino e de gestão de pessoas. O Pró-reitor de ensino da Univasf, professor Adelson de Oliveira, traz os detalhes. Confira!

publicado 23/02/2021 09h42 Multimídia
Se Liga Univasf 153

Se Liga Univasf 153

Na edição 153 do Se Liga Univasf você vai saber sobre o período de modificação de matrícula 2020.1 e as inscrições para admissão de novos membros da liga acadêmica interdisciplinar de saúde. Confira também informações sobre o primeiro Congresso nacional de residências em saúde, os detalhes de uma mostra fotográfica que vai premiar o melhor registro e a jornada Azeviche. Acompanhe!

publicado 22/02/2021 11h25 Multimídia
Esclarecimentos sobre insumos para a produção de vacinas

Esclarecimentos sobre insumos para a produção de vacinas

A necessidade de insumos farmacêuticos ativos, componentes fundamentais para a produção das vacinas Coronavac e de Oxford, tem gerado debates sobre a fabricação de doses dos imunizantes. O professor do colegiado de Farmácia da Univasf, Rodrigo Feliciano do Carmo, esclarece o que é o IFA, qual o seu papel na produção de vacinas e até quando o Brasil deve depender de outros países para o recebimento desses componentes. Acompanhe o vídeo.

publicado 19/02/2021 12h29 Multimídia
Projeto do Núcleo de inovação tecnológica realiza série de lives

Projeto do Núcleo de inovação tecnológica realiza série de lives

Hoje (18), a partir das sete horas da noite, o Núcleo de inovação tecnológica da Univasf promove a primeira live da série Vale Inovar, sobre empreendedorismo. O projeto vai abordar temas como marcas, direitos autorais e desenhos industriais. As lives acontecerão nas últimas quintas-feiras de cada mês e as inscrições podem ser feitas até o dia do evento. Acompanhe mais informações com a diretora do NIT, Michely Diniz.

publicado 18/02/2021 11h35 Multimídia
Se Liga Univasf 152

Se Liga Univasf 152

Nessa edição do Se Liga Univasf você confere os prazos para o processo seletivo da Liga acadêmica de saúde e do Mestrado profissional em Administração pública em rede nacional. Fique ligado também nas oficinas e minicursos ofertados no X Simpósio brasileiro de Educação em solos, além do prazo de submissão de trabalhos no I Congresso nacional de residências em saúde. Acompanhe.

publicado 15/02/2021 09h38 Multimídia
Projeto Unati em movimento volta com série de vídeos

Projeto Unati em movimento volta com série de vídeos

O projeto Unati em movimento vai retomar as atividades na primeira semana de março, com o início do semestre. A iniciativa, que começou no ano passado, conta com ações que estimulam pessoas a partir de 60 anos a praticarem exercícios em casa que trabalhem também a saúde mental. Os vídeos feitos em colaboração com estudantes do curso de Psicologia, são divulgados semanalmente no canal do projeto Unati no youtube e no instagram. Saiba mais informações com o professor do colegiado de Educação Física da Univasf e coordenador do projeto, Marcelo de Maio.

publicado 12/02/2021 10h52 Multimídia
Verdades x mitos sobre o combate ao novo coronavírus

Verdades x mitos sobre o combate ao novo coronavírus

A eficácia do álcool em gel, o seu uso para a higienização de aparelhos eletrônicos e a substituição do álcool por bebidas alcoólicas são algumas das dúvidas da população sobre as medidas de prevenção contra a covid-19. Para combater a desinformação, o fiscal do Conselho regional de Química de Pernambuco, Fernando Alves, esclarece alguns mitos e verdades sobre o combate do novo coronavírus. Acompanhe!

publicado 10/02/2021 10h12 Multimídia
Pesquisa da Univasf divulga dados inéditos sobre fósseis

Pesquisa da Univasf divulga dados inéditos sobre fósseis

Uma pesquisa desenvolvida por professores da Univasf, foi considerada pioneira por apresentar grande nível de detalhes sobre o processo de formação de fósseis encontrados em cavernas. Com o estudo, foi possível compreender como o ambiente e os minerais da rocha da caverna influenciam no processo de fossilização. A pesquisa é de autoria do professor do colegiado de Geografia da Univasf, Daniel de Sousa, da professora do colegiado de Ciências dos Materiais, Raquel Oliveira e do professor do colegiado de Ecologia Estevan Eltnik, que traz mais informações no vídeo a seguir.

publicado 09/02/2021 11h09 Multimídia
Se Liga Univasf 151

Se Liga Univasf 151

Confira os prazos para o processo seletivo da empresa júnior de Engenharia da Computação da Univasf, a Inove Júnior e as inscrições para a liga acadêmica de Psi Jurídica. Você também vai saber sobre as datas para submissão de artigos na revista Indicação Geográfica e Inovação.

publicado 08/02/2021 10h12 Multimídia
Como se proteger contra a coleta de dados através de aplicativos

Como se proteger contra a coleta de dados através de aplicativos

Com a popularização de aplicativos e sites que fazem a pessoa parecer mais velha, de um gênero diferente ou de outra etnia, há uma probabilidade maior de incidentes de segurança e invasão de privacidade com os dados coletados. Um simples descuido pode permitir que as informações particulares compartilhadas com os programas instalados no celular caiam em mãos erradas. O professor do colegiado de Engenharia da Computação da Univasf, Ricardo Argenton Ramos, explica como evitar o perigo do roubo de dados. Acompanhe!

publicado 05/02/2021 09h13 Multimídia
Saiba como denunciar irregularidades na vacinação contra a covid-19

Saiba como denunciar irregularidades na vacinação contra a covid-19

Devido a quebra da ordem de prioridade na vacinação por fura-filas, o Ministério Público de Pernambuco abriu canais para denúncias dessas irregularidades. Por meio de investigações e apurações, o órgão averigua as violações e atua para garantir a imunização nos grupos prioritários. O promotor de justiça e coordenador do Centro de apoio operacional às promotorias de justiça em defesa da saúde do Ministério Público de Pernambuco, Édipo Soares, traz mais detalhes sobre a atuação do órgão na fiscalização dessas irregularidades e explica como fazer uma denúncia. Acompanhe.

publicado 03/02/2021 10h31 Multimídia
Univasf integra projeto de energia solar fotovoltaica

Univasf integra projeto de energia solar fotovoltaica

Começam nesse primeiro semestre de 2021 as atividades na nova planta fotovoltaica, sistema capaz de promover a geração de energia elétrica através do sol, implementado por um projeto que a Univasf integra. A iniciativa vai avaliar o desenvolvimento de geração de energia solar com potencial para ser incorporado no Semiárido. O projeto conta com a parceria da Universidade Federal de Pernambuco, Universidade de Pernambuco e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco. Confira mais informações com o professor do colegiado de Engenharia Elétrica e coordenador do projeto na Univasf, Adeon Cecílio Pinto.

publicado 02/02/2021 09h22 Multimídia
Se Liga Univasf 150

Se Liga Univasf 150

Nessa edição do Se Liga Univasf confira informações sobre as inscrições para o primeiro processo seletivo da Formular consultoria farmacêutica júnior e sobre o processo seletivo para o programa de pós-graduação em Ciência Animal. Também tem os detalhes sobre as inscrições para o mestrado profissional em Administração Pública.

publicado 01/02/2021 09h07 Multimídia
UPE apresenta balanço de semestre suplementar e planejamento para 2021

UPE apresenta balanço de semestre suplementar e planejamento para 2021

O período suplementar oferecido em 2020 pela Universidade de Pernambuco teve duração de 10 semanas com disciplinas optativas. Para este semestre, a instituição aprovou que todas as disciplinas sejam ofertadas por meio do ensino híbrido. Ainda assim, o campus Petrolina vai permanecer com as atividades de maneira remota por questões de segurança. Quem detalha as informações é o coordenador setorial de graduação da UPE, Kleber Ferreira Costa.

publicado 29/01/2021 09h59 Multimídia