O Profissional Zootecnista
O profissional zootecnista está em alta no contexto socioeconômico mundial devido ao aumento da população e a diminuição das áreas agrícolas, resultando em crescente demanda por uma produção agropecuária eficiente, rápida e lucrativa, área em que atua o especialista em animais.
O curso se justifica por gerar recursos humanos qualificados para incrementar a produtividade do rebanho na região do semiárido, sendo um dos desafios do Projeto Pedagógico do Curso, cujos princípios estabelecem o respeito à fauna e a flora, a conservação e recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, o uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente, além do emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo, e o atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais.
Curso de Zootecnia
O curso de Zootecnia surgiu da necessidade de suprir a demanda sócio regional, tendo como objetivo principal a formação de profissional de nível superior, com capacidade para desempenho profissional técnico-científico e de atuação como agente social comprometido com a promoção do desenvolvimento sustentável e da contínua melhoria do meio ambiente. Criado em 2004 o Curso de Zootecnia da UNIVASF, lotado no Campus de Ciências Agrárias tem gerado oportunidades de formação de profissionais capacitados que são absorvidos na região e em todo o Brasil.
A zootecnia é fundamental para o agronegócio e isso tem contribuído diretamente para que as oportunidades estejam em ascensão no mercado brasileiro. Dessa forma, o mercado de trabalho para o egresso de Zootecnia é um mercado em franca expansão, principalmente na região do semiárido brasileiro.