Você está aqui: Página Inicial > Antropologia > Pessoal docente e técnico

Pessoal docente e técnico

publicado 26/08/2016 10h32, última modificação 09/07/2021 10h46
DOCENTES EFETIVOS

Prof. Dr. Bernardo Curvelano Freire

servletrecuperafoto.jpg

Graduado bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); mestre em Antropologia e Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ); doutor em Antropologia Social pela Unicamp (PPGAS-Unicamp)
Área de atuação: Antropologia da Religião; Teoria Antropológica

 Profª. Me. Camila Galan de Paula

servletrecuperafoto5.jpg

Mestra em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP); bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência em etnologia indígena, tendo realizado pesquisa de campo entre os Wajãpi, grupo falante de uma língua tupi-guarani que vive no estado do Amapá. Temas de interesse: corpo e pessoa, antropologia econômica, etnografia dos objetos. Participou, junto aos Wajãpi, do programa Saberes Indígenas na Escola, do Ministério da Educação, atuando na formação de professores indígenas. Atuou ainda em cursos de formação em política para mulheres wajãpi.
Área de atuação: Etnologia indígena

 Prof. Dr. Joaquim Izidro

joaquim.JPGDoutor em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Ciências Sociais - Bacharelado (2008) e Mestrado em Antropologia (2011) pela mesma universidade. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), pesquisador do Laboratório de Metodologia, Pesquisa e Documentação em Antropologia (LaMPDa/UNIVASF). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana e Antropologia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: catolicismo e espiritismo kardecista. Tem realizado pesquisas sobre o reisado e processos de benzimentos no sudeste do estado do Piauí.
Área de atuação: Antropologia das Religiões

 Prof. Dr. José Jaime Freitas Macedo

Graduado pela UFBA; Mestre pela UFMG; Doutor pelo CEPPAC/UnB.
Área de atuação: Estudos Étnico-raciais; Teoria Descolonial (Descolonialidades)

Profª. Drª. Natacha Simei Leal

servletrecuperafoto4.jpg

Doutora e mestra em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS/USP). Tem experiência na área de Antropologia Rural e Teoria Antropológica, com ênfase nos seguintes temas: pecuária, elites, família, economia, agronegócio e relações humano-animais. É pesquisadora do Hybris -Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Relações de Poder, Conflitos, Socialidades - USP/UFSCar e do NuAP - Núcleo de Antropologia da Política - UFRJ/Museu Nacional.
Área de atuação: Teoria Antropológica; Antropologia Rural

 Profª. Me. Paula Layane Pereira de Sousa

servletrecuperafoto2.jpgPossui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (2009) e mestrado em Antropologia e Arqueologia pela Universidade Federal do Piauí (2013).
Área de atuação: Performance e ritual; Antropologia da criança

 Prof. Dr. Rainer Miranda Brito

Docente do Colegiado de Antropologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus São Raimundo Nonato. Doutor (2019) e mestre (2015) em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), bacharel (2009) em Ciências Sociais pela mesma instituição. Possui experiência em etnomusicologia, em estudos das técnicas nas Ciências Sociais e em teoria e história das Ciências Sociais. Desenvolve atividade artístico-musical e de pesquisa com a viola brasileira de dez cordas.
Área de atuação: Etnomusicologia; Teoria e história das Ciências Sociais; Socioantropologia da técnica
DOCENTES SUBSTITUTOS

Profª. Drª. Jessica Cristina Aguiar

Doutora em História pela UFPA. Técnica em assuntos educacionais do Instituto Federal do Piaui- IFPI\SRN. Professora substituta no colegiado de Antropologia na UNIVASF. Desenvolvendo pesquisas nas linhas: história e cidade; religião e estereótipos; África e o mundo atlântico. Participa dos grupos de estudos e pesquisa: O Mundo Atlântico e suas Diásporas, coordenado pelo professor doutor Josenildo Pereira- UFMA, pesquisando : África, Cultura, Discurso colonizador, religiosidade. Realizou doutorado sanduíche na Universitá Ca'Foscari (Veneza-Itália) em 2018 e doutorado sanduíche no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Portugal) em 2018.
Área de atuação: Antropologia política
TÉCNICOS

Jáder Barrozo de Carvalho

 

 

 

Assistente em Administração

 

 

Coordenação de curso

BIÊNIO 2019-2021
Coordenador: Dr. Rainer Miranda Brito
Vice-coordenador: Dr. Joaquim Izidro
BIÊNIOS ANTERIORES

2017-2019
Coordenação: Dra. Natacha Simei Leal
Vice-coordenação: Dr. Bernardo Curvelano Freire

2016-2017
Coordenação: Me. Ruy Massato Harayama
Vice-coordenação: Me. Paula Layane de Sousa