Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Programas e Ações de Extensão

Extensão

por Juliane Lima publicado 13/03/2018 19h18, última modificação 18/04/2019 00h05

Extensão

Deslocamentos múltiplos: experimentos em publicações artísticas

Responsáveis: Prof. Me. Edson Macalini e Profª Me. Sarah Hallelujah Vicentini de Sampaio

2017-2019

Linha temática: Publicações e Escritos de Artistas

O projeto pretente estimular o espaço para o estudo e a produção em Artes Visuais Contemporâneas que promovam publicações de artistas, como também, a consolidação de coletivos, biblioteca temática, Feira de Artes e Impressos e a criação gráfica.


Narrativas e Visualidades

Responsável: Prof. Dr. Fulvio Torres Flores

Contemplado com bolsa Pibex-Univasf no período 2012-2019

Linha Temática: Oferta de cursos e publicação eletrônica

Narrativas e Visualidades é um projeto que envolve duas ações: 1) a oferta de cursos e debates sobre expressões artísticas diversas, tais como a literatura, o cinema e teatro, e também sobre vida cultural e políticas públicas, todos com embasamento sócio-histórico. Os cursos e debates são oferecidos presencialmente para a comunidade interna e externa da Univasf, abrangendo, assim, o público interessado nesses temas. Serão quatro cursos e debates oferecidos ao longo da duração do projeto sob a égide do presente edital Pibex n. 01/2019 vigência 2019-2020, seguindo as etapas de: a) preparação; b) divulgação; c) realização; d) certificação; 2) uma revista eletrônica de acesso gratuito para disponibilização de textos sobre dramaturgia e teatro, aberta para publicação aos membros e participantes do projeto, assim como a toda e qualquer pessoa interessada em publicar sobre o tema, desde que cumpra com as regras e atenda os requisitos mínimos de submissão. O projeto Narrativas e Visualidades está em andamento desde 2011, quando teve aprovação na Câmara de Extensão e já ofereceu ao longo destes oito anos mais de 70 cursos à comunidade do Vale do São Francisco. A partir de 2017, o projeto, além dos cursos, criou a revista semestral Dramaturgia em Foco, hoje com quatro edições integrais publicadas e uma em andamento (ahead of print).


Fazendo Arte na Univasf: Oficinas de criação e exposição artística

Responsável: Profª Me Inês Regina Argôlo

2017-2019

Linha Temática: Educação em artes visuais

O projeto oferta um conjunto de cursos gratuitos de extensão na área de Artes Visuais, como também apresenta uma ou mais exposições coletivas, ambos de caráter inclusivo, para a comunidade interna e externa ao curso de Licenciatura em Artes Visuais. A proposta é que os discentes da disciplina de “Práticas de Ensino em Artes Visuais III” (e eventualmente outros alunos do curso que se voluntariem a participar das ações do projeto) sob orientação da professora proponente, elaborem e ministrem os cursos, bem como a exposição coletiva, materiais educativos relacionados a esta e sua mediação cultural. Todas as oficinas e a exposição têm caráter inclusivo e para isso, conta com o apoio da Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (NPSI) da UNIVASF.


Arte ambiental: interferências urbanas

Responsável: Profª Dr. Clarissa Campello Ramos

2018-2020

Realizar trabalhos coletivos de intervenção artística no espaço público urbano através de ações como o plantio de árvores nativas nas calçadas, recuperação de jardins e pinturas murais nas residências e praças da cidade, a fim de promover a qualidade de vida dos moradores da região do Vale do São Francisco. Os trabalhos são realizados por meio da participação colaborativa e do envolvimento da sociedade, visando atender principalmente os bairros desfavorecidos de espaços verdes e, portanto, vulneráveis ao calor, assim como os setores de atendimento público, tais como creches, asilos, escolas, universidades, secretarias de cultura e associações de bairro. As interferências artísticas são realizadas de acordo com o contexto específico, histórico e social do lugar onde o trabalho é realizado.


Alegrarte: ações formativas em Artes Visuais na Educação Infantil (Edital 01/2017- UNIVASF-PME)

Responsável: Profª. Drª. Janedalva Pontes Gondim

2017 – 2018

O projeto consistiu em desenvolver ações formativas que possibilitem o professor da Educação Infantil do município de Petrolina seja capaz de apreciar e produzir imagens artísticas, elaborar propostas pedagógicas que visem a aprendizagem das Artes Visuais para a Primeira Infância e refletir sobre sua prática docente por meio da socialização de suas experiências pedagógicas. Nesse sentido, o projeto está dividido em 3 (três) fases, uma intitulada de Formação artístico-cultural onde teremos encontros quinzenais para se discutir a importância das artes no desenvolvimento e aprendizagem infantil assim como a realização de oficinas para explorar e experimentar as poéticas do desenho, pintura e tridimensional. A Segunda fase denominada de Acompanhamento pedagógico será um momento para elaboração e execução de projetos educativos colocando em prática o que fora aprendido na primeira fase. Por último, a criação de um espaço de divulgação e socialização experiências pedagógicas tanto por meio de um blog como em artigos para compor uma coleção da Revista de Extensão da Univasf possibilitando a reflexão da prática pedagógica.


Projeto Acervo Euvaldo Macedo Filho

Responsável: Prof. Dr. Elson de Assis Rabelo

2016 – 2018

Projeto certificado pela empresa FERNANDO PEREIRA DE ARAUJO 09291096431 em 04/12/2016

O Projeto consistiu na limpeza, catalogação e digitalização do acervo do poeta e fotógrafo juazeirense Euvaldo Macedo Filho (1952-1982), cuja produção se deu no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, na cidade de Juazeiro, Bahia, tendo deixado considerável obra, na qual somam milhares de fotografias impressas e em negativos. O Projeto surgiu em consideração às condições materiais de conservação desse acervo, que exigem limpeza e catalogação, e às atuais políticas de arquivo e de memória, que se direcionam para a digitalização dos documentos a fim de melhor os disponibilizar para os futuros pesquisadores, para exposições e acesso do público em geral. O Projeto elaborou o site <> e publicou o livro O Tempo na Esquina da Vida. Situação: Concluído; Natureza: Extensão. Integrantes: Elson de Assis Rabelo – Coordenador/ Marina Diniz S. de Medeiros Angelim – Integrante/ Fernando Pereira de Araújo – Integrante/ Odomaria Rosa Bandeira de Macedo – Integrante/ Cledson Kelvin de Almeida Carneiro – Integrante. Financiador(es): Instituto Itaú Cultural - Auxílio financeiro.