Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Introdução à Linguagem de Programação R

Introdução à Linguagem de Programação R

por Renê Macêdo publicado: 01/09/2017 18h11 última modificação: 01/09/2017 18h22
Exibir carrossel de imagens Apresentação do Minicurso

Apresentação do Minicurso

O presente projeto de extensão foi elaborado pelo prof. Renê Macêdo do colegiado de Ciências da Natureza - SRN e conta com a colaboração do prof. Sergio Floquet do colegiado de Engenharia Civil - Juazeiro.

Breve Apresentação

Linguagens de programação vem se tornando populares em áreas distintas das Ciências da Informação. A popularização destas ferramentas vem permitindo que usuários de diferentes áreas do conhecimento consigam desenvolver soluções próprias através da implementação de algoritmos. A linguagem R é de alto nível, isto é, possui um grau de abstração de modo que seus comandos assemelham-se à linguagem humana, facilitando a compreensão e implementação de rotinas básicas. A compreensão de uma linguagem computacional favorece que um usuário qualquer, compreenda os passos básicos necessários na implementação de um algoritmo para a resolução de problemas acadêmicos das mais variadas áreas do conhecimento.

O projeto possui as seguintes metas:

1. Popularizar a linguagem de programação em diferentes áreas de conhecimento na região onde insere-se o colegiado do CCINAT/SRN;
    2. Difundir o conhecimento produzido no minicurso e torná-lo acessível para o público em geral (online);
    3. Capacitar os profissionais e estudantes na compreensão dos conceitos elementares de programação;
    4. Capacitar docentes e discentes do campus UNIVASF/São Raimundo Nonato e demais Instituições de Ensino Superior próximas para a construção de algoritmos para resolução de problemas acadêmicos mais básicos em suas respectivas demandas de estudo, ensino e pesquisa.

O projeto é aplicado em forma de minicurso, no CCINAT campus Serra da Capivara, com carga horária de 20 horas, durante uma semana. O primeiro minicurso ocorreu em julho de 2017 (Figuras 1 e 2). Os próximos deverão ocorrer um a cada semestre letivo. Em breve, o material de aula estará disponibilizado nesta página para que os interessados iniciem seus estudos e/ou para aqueles que desejam reforçar o conteúdo apresentado.

registrado em: ,