Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Serra da Capivara: nossos espaços culturais, conhecimento científico e práticas pedagógicas

por publicado: 02/05/2019 16h02 última modificação: 02/05/2019 16h02

Colegiado de Ciências da Natureza campus Serra da Capivara promove curso de Extensão para Professores da Educação Básica.

A região da Serra da Capivara, localizada no sudeste do Piauí, apresenta potencialidades científicas para a abordagem contextualizada de temas diversos. Considerando este panorama o Colegiado de Ciências da Natureza (CCINAT-SRN) promove espaço formativo, por meio do Curso de Extensão Serra da Capivara: nossos espaços culturais, conhecimento científico e práticas pedagógicas, com foco direcionado  às exposições dos espaços culturais da Serra da Capivara (Parque Nacional Serra da Capivara, Museu do Homem Americano e Museu da Natureza), tendo em vista a formação continuada dos professores de ciências e outras áreas que atuam na rede pública dos municípios de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias, Piauí.

Os conteúdos e assuntos a serem abordados foram agrupados em quatro Blocos Temáticos: Museu da Natureza; Museu do Homem Americano; Parque Nacional Serra da Capivara; Ensino em Espaços Não Formais e Alfabetização Científica. O espaço formativo será mediado a partir de aprofundamentos teóricos e por diálogos reflexivos a partir das seguintes ações:

Mesa Redonda: apresentação e discussão de temas e pesquisas pelos professores do Colegiado de Ciências da Natureza e demais convidados;

Visita Técnica: realização de aula de campo com os professores de ciências no Parque Nacional da Serra da Capivara, Museu do Homem Americano e Museu da Natureza;

Oficina: estudo teórico de temas pedagógicos da área de Ensino de Ciências, desenvolvimento de atividades práticas e construção de sequências didáticas a serem aplicadas nos espaços culturais.

Socialização de Experiências:  apresentação de trabalhos sobre as visitas e atividades desenvolvidas nos espaços culturais pelos professores da rede pública. O trabalho será apresentado na modalidade comunicação oral e poder ser submetido via formulário eletrônico: https://forms.gle/gVx9P1XcoaXzU5y99.

O Curso de Extensão será realizado nos meses de abril a outubro de 2019 sob a coordenação do Prof. Itamar Soares em parceria com a Faculdade de Educação da USP, Museu do Homem Americano e Secretaria Municipal de Educação de São Raimundo Nonato. Para inscrições os interessados devem preencher o formulário (https://forms.gle/rNusj1bPHpqMbzxJ9) ou entrar em contato pelo e-mail: extensao.ccinat@gmail.com.

Segue o cartaz informativo:

registrado em: ,