Você está aqui: Página Inicial > Sobre o curso

Sobre o curso

por renan.dantas publicado 14/01/2021 11h17, última modificação 15/02/2022 12h13

Conheça o curso

por renan.dantas publicado 14/01/2021 11h20, última modificação 09/02/2021 09h56

Atividades

Para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Agronômica, o aluno deverá cursar uma carga horária de 3.950 horas, distribuídas nas seguintes categorias: disciplinas obrigatórias, disciplinas eletivas, núcleo temático, estágio curricular supervisionado, trabalho de conclusão de curso e atividades complementares. O aluno ainda poderá cursar a disciplina optativa de Libras – Linguagens de Sinais [1], que pela legislação é obrigatória apenas para os cursos de licenciatura.

As áreas do conhecimento da formação do Engenheiro Agrônomo estão subdivididas em disciplinas e atividades, e integradas horizontal e verticalmente de modo que os profissionais desenvolvam habilidades e competências inter e transdisciplinares estando agrupadas cinco núcleos de estudos:

i)     Núcleo de Conteúdo Básico: as disciplinas fornecerão embasamento teórico necessário para que o profissional possa desenvolver o seu aprendizado;

ii)   Núcleo de Conteúdo Profissional Essencial: as disciplinas fornecerão a identidade do profissional, integrando as subáreas do conhecimento que identificam atribuições, deveres e responsabilidades;

iii)  Núcleo de Conteúdo Complementar: será responsável pela inserção do currículo nos contextos de inter e transdisciplinaridade com os demais cursos da instituição. Está composto por disciplinas eletivas, participação em núcleo temático interdisciplinar e atividades complementares que possibilitem aos estudantes obterem conhecimentos técnicos, científicos e profissional em diversas áreas de atuação;

iv)  Núcleo Optativo: a disciplina de Libras fornecerá embasamento teórico e prático da linguagem de sinais necessário para que o profissional possa complementar o seu aprendizado e se comunicar com pessoas que apresentem deficiência auditiva.

 

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

 No último período, ou após ter cursado 80 % da carga horária,  o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) correspondente a 30 horas, consideradas na totalização da carga horária do curso. Acesse aqui o regulamento referente às atividades do trabalho de conclusão de curso que encontra-se no PPC.

 

Estágio Curricular

O aluno deverá cumprir também um estágio curricular supervisionado correspondente a 160 horas/aula, que deve ser cursada no último período do curso, ou após ter cursado 70 % da carga horária. Acesse aqui o regulamento referente às atividades de Estágio supervisionado que encontra-se no PPC do curso.

 

Perfil do Egresso

O Egresso do curso de Engenharia Agronômica formado pela UNIVASF terá um perfil generalista com competência e capacidade técnica, científica e cultural para atuar no manejo sustentável dos recursos naturais renováveis, voltado à produção agropecuária, e bem como à sua transformação e comercialização, assistência técnica e gerenciamento dos setores ligados à cadeia produtiva agroindustrial. Deverá ainda ser capaz de atuar: na produção e controle da sanidade e da qualidade de alimentos e outros produtos; no desenvolvimento de novas variedades e tecnologias produtivas; na organização do espaço rural e promoção da gestão ambiental; na coordenação e supervisão de equipes de trabalho; na realização de consultorias, estudos de viabilidade técnica, econômica, social e ambiental; na execução e fiscalização de obras e serviços técnicos; efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Na execução de suas atividades o Egresso deverá considerar os aspectos referentes à ética, à segurança, à legislação e aos impactos ambientais.

De modo geral a formação profissional do curso deverá capacitar os Egressos para desenvolverem suas atividades profissionais tanto no setor privado quanto no setor público, em empresas agrícolas privadas, Órgãos públicos da administração direta e indireta (empresas, autarquias, institutos), empresas individuais e em propriedades rurais. Nesses locais poderá atuar gerenciando, projetando, coordenando, supervisionando, implantando projetos de produção e de comercialização agropecuária e gestão do agronegócio, realizando consultorias, laudos, perícias, certificações e fiscalização. Poderá ainda gerenciar o próprio negócio ou na defesa sanitária, na perícia e na fiscalização de postos, de aeroportos e de fronteiras, bem como na extensão rural (como agente de desenvolvimento rural) e ainda como docente e ou pesquisador.

Assim, o perfil do Engenheiro Agrônomo deve estar baseado no conjunto das habilidades e competências necessárias para o exercício profissional, antevendo e acompanhando os permanentes desafios decorrentes de mudanças tecnológicas e das relações humanas, incorporando princípios morais e éticos que valorizem a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

 

Formas de Ingresso

a) Processo Seletivo Modalidade Vestibular /ENEM

Inciso II, Art. 44 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB);

Resolução nº 08/2004 de 16 de novembro de 2004, do CONUNI/UNIVASF.

b) Transferência Disponível para aluno regular de outras instituições de ensino superior ou na modalidade “ex offício” Art. 49 da LDB, complementado pelos Arts. 76, 77 e 78 do Anexo da Resolução nº 08/2004 do CONUNI/UNIVASF.
c) Reopção de curso Disponível para aluno regular da UNIVASF Art. 75 do Anexo da Resolução nº 08/2004 do CONUNI/UNIVASF.
d) Novo título Disponível para candidatos que já possuem curso superior, mediante processo seletivo próprio. Art. 72 da Resolução nº 08/2004 do CONUNI/UNIVASF.
e) Estudante convênio Disponível para estudantes estrangeiros mediante Acordos entre governos dos países homologados pelo governo brasileiro.

Termos de Acordos Bilaterais;

Arts. 62 e 63 do Anexo da Resolução nº 08/2004 do CONUNI/UNIVASF.

Infraestrutura

por renan.dantas publicado 14/01/2021 11h29, última modificação 14/01/2021 11h29

As instalações utilizadas para o desenvolvimento das atividades do curso estão localizadas essencialmente no campus Ciências Agrárias da UNIVASF (CCA), sendo constituídas de salas de aula, laboratórios de ensino, instalações rurais, restaurante universitário, centro de vivência e biblioteca.

Atualmente o CCA conta com 18 salas de aula, sendo 16 com capacidade para 50 alunos e duas com capacidade para 90 discentes.

Para o desenvolvimento de aulas práticas das disciplinas da área básica e do núcleo profissional essencial, o curso dispõe de 13 laboratórios: Química Geral e Analítica, Química orgânica e Bioquímica, Informática, Expressão Gráfica, Microscopia, Botânica, Fisiologia Vegetal, Genética e Biotecnologia, Zoologia de Invertebrados e Entomologia AgrícolaFitopatologiaFísica do SoloQuímica do SoloTecnologia e Produção de Sementes.

Para atendimento de demandas referentes às áreas de Fitotecnia, Engenharia Rural e Agroindústria encontra-se em fase de conclusão de obra um setor profissionalizante

que conta com laboratórios de Fitotecnia, Hidráulica, Irrigação e Drenagem, Máquinas e Mecanização, Construções Rurais e Energia, Tecnologia da Geoinformação e Agroindústria. Além dessas instalações existem dois galpões que dão suporte ao desenvolvimento de atividades ligadas ao curso na parte de campo. São realizadas também visitas técnicas na Embrapa Semiárido e outras instituições e empresas da região.

Painel Informativo

por Veronice da Silva Alencar última modificação 05/10/2021 10h04

application/pdf Painel informativo.pdf — 138 KB

Contato

por Veronice da Silva Alencar publicado 15/02/2022 12h16, última modificação 15/03/2024 14h35
Coordenação:
Eliezer Santurbano Gervásio (Coordenador) 
Bruno Coutinho Moreira (Vice-Coordenadora)

 

Auxiliar Administrativo:
Verônice Alencar

 

Endereço:
Universidade Federal do Vale do São Francisco 
Colegiado de Engenharia Agronômica (CEAGRO) - Campus Ciências Agrárias (CCA)
Rodovia BR 407, Lote 543, Projeto de Irrigação -Nilo Coelho - C1- CEP: 56300-990, Petrolina - PE.

 

Horário de funcionamento:
Segunda a quinta-feira, de 7 às 12 h e de 13 às 17 h
Sexta-feira, de 7 às 12 h e de 13 às 16 h.

 

Telefones:
(87) 2101-4833 – Recepção do Colegiado de Engenharia Agronômica.
(87) 2101-4848 - Coordenação do Colegiado de Engenharia Agronômica.

Encontram-se temporariamente indisponíveis os contatos telefônicos com o CEAGRO. Para entrar em contato, por favor, utilize apenas o e-mail: ceagro@univasf.edu.br. Você pode também contatar Eliezer Santurbano Gervasio, Coordenador, através do e-mail eliezer.gervasio@univasf.edu.br, e Bruno Coutinho Moreira, Vice-Coordenador, através do e-mail bruno.moreira@univasf.edu.br. Pedimos desculpas pelo transtorno e agradecemos a sua compreensão.