Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Orientações gerais para a matrícula em disciplinas

Orientações gerais para a matrícula em disciplinas

por publicado: 29/06/2021 11h01 última modificação: 01/03/2024 17h00

O processo de matrícula nos cursos de graduação da Univasf ocorre semestralmente segundo o calendário vigente. Os alunos ingressantes já são matriculados por padrão nas disciplinas ofertadas para o 1º período e assim não precisam se preocupar com o processo de matrícula em disciplinas. Já os alunos veteranos devem realizar obrigatoriamente a cada semestre a sua matrícula, sob pena de desligamento caso não a façam.

A matrícula dos alunos ingressantes é feita pela SRCA, ou seja, os alunos ingressantes já estarão matriculados nas disciplinas do 1º período de cada curso. Maiores informações sobre o funcionamento da matrícula podem ser obtidas nos sites da SRCA PROEN. Após habilitado pela SRCA, a vida acadêmica do aluno é gerenciada através do sistema de gestão acadêmica denominado de SIGA, seguindo os prazos determinados pelo calendário vigente na instituição. É importante também que o aluno cadastre um e-mail institucional no domínio @discente.univasf.edu.br. Para realizar esse cadastro, é necessário seguir os procedimentos indicados aqui.

O processo de matrícula para veteranos ocorre em até três etapas com as datas de cada evento descritas no calendário. Em linhas gerais, o aluno conseguirá se matricular em disciplinas que não excedam o teto de 495 horas semestrais e para as quais possua os respectivos pré-requisitos e co-requisitos. Essas informações constam na resolução Nº 08/2015.

Disciplinas que constam no perfil vigente do curso são classificadas como obrigatórias e optativas. Disciplinas que  estão na matriz de outros cursos e que não constam no perfil do curso (e nem possuem equivalência definida) são chamadas de eletivas ou optativas livres. Nas engenharias, disciplinas comuns aos cursos são ofertadas por vários colegiados. Normalmente, a distribuição inicial das vagas nessas disciplinas é gerenciada pelo DPE da PROEN. Ao longo do processo de matrícula, os estudantes podem solicitar vagas em disciplinas ofertadas por outros colegiados. Para isso, o estudante encaminha a solicitação para o seu colegiado que irá solicitar as vagas ao colegiado ofertante.

A matrícula com quebra de pré-requisitos segue uma resolução específica, a resolução Nº 02/2013, alterada pela resolução Nº 04/2013. Nesse caso, o estudante abre um processo no SIC de seu Campus, o qual será apreciado pelo NDE de seu curso e referendado pelo seu colegiado.

É previsto em calendário a matrícula com extrapolação (expansão) de carga horária. Nesse caso, o aluno também protocola uma solicitação no SIC de seu Campus segundo o calendário vigente (normalmente no semestre anterior ao da matrícula). Na solicitação, o discente deve indicar o nome, código, turma e colegiado ofertante da disciplina que deverá ser inserida na matrícula pela SRCA, juntamente com as justificativas que corroboram o pedido de extrapolação. Como esse tipo de matrícula é realizada pela SRCA, o aluno deve planejar sua matrícula com cuidado, matriculando-se no que for possível (dentro do limite das 495 horas) e reservando espaço na sua grade para que a SRCA possa realizar a matrícula da disciplina objeto do pedido de extrapolação posteriormente.