Você está aqui: Página Inicial

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-UNIVASF) é um órgão colegiado multidisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, que visa proteger o bem-estar e os direitos dos indivíduos que participam de pesquisas científicas com seres humanos.

O CEP-UNIVASF realiza análises exclusivamente éticas, verificando se os(as) pesquisadores(as) efetuaram reflexões sobre os potenciais riscos envolvidos na participação em suas pesquisas, bem como as precauções para minimizá-los e se oferecem todas as garantias necessárias às pessoas que colaborarão com seus estudos.

Para atender às necessidades educativas da comunidade de pesquisadores, o CEP e o CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais) constituíram o Comitê de Ética e Deontologia em Estudos e Pesquisa (CEDEP-UNIVASF), que realizou três seminários sobre ética em pesquisa, contudo é hoje somente uma unidade administrativa interna. Desde 2015, o CEP tem oferecido oficinas durante a Semana de Iniciação Científica da Univasf – SCIENTEX, bem como palestras e rodas de conversa mediante solicitação de órgãos da universidade ou externos.

O CEP tem ainda a função de orientar pesquisadores(as) sobre a realização das análises éticas em seus projetos e sobre o processo de submissão via Plataforma Brasil. Procure-nos em casos de dúvidas.


A coordenação atual do CEP é composta pelas professoras Drª. Rebeca Mascarenhas Fonseca Barreto (coordenadora) e Drª. Sâmella dos Santos Vieira de Menezes (vice-coordenadora).