Você está aqui: Página Inicial > Notícias > O CEPPSI amplia o serviço de plantão psicológico online

Notícias

O CEPPSI amplia o serviço de plantão psicológico online

por Larissa Kymberli publicado: 06/10/2020 10h20 última modificação: 06/10/2020 10h20

O CEPPSI ampliou, desde segunda-feira (5), com o retorno das(os) estagiárias(os) do curso de Psicologia/UNIVASF no semestre suplementar 2020.3, o serviço de Plantão Psicológico online, realizado através do Projeto de Extensão CEPPSI Acolhe. Anteriormente, o número de atendimento do plantão psicológico foi realizado de maneira limitada. 

O Plantão Psicológico é um atendimento clínico realizado por psicólogas(os) e estagiárias(os) de Psicologia a pessoas em situação de sofrimento. É diferente da psicoterapia, pois não tem a mesma frequência de atendimentos. O plantão é um momento de cuidado e apoio emocional.

O projeto é aberto a toda a comunidade acadêmica e externa, inclusive, dentre os atendimentos semanais, 2, prioritariamente, são para pessoas surdas e o atendimento será em Libras. No plantão, a pessoa acima de 18 anos pode ser atendida até três vezes, por psicólogas(os) e estagiárias(os) de Psicologia diferentes. Cada plantão tem duração de 50 minutos e visa acolher, por meio de escuta qualificada, pessoas em situações de mal-estar, expostas a ambientes estressores e situações adversas, como por exemplo, a pandemia do corona vírus.

 Para ser atendida(o), a(o) interessada(o) deve preencher o formulário online, sendo necessário informar  dados pessoais bem como ter acesso aos recursos de vídeochamada do Google Meet (é necessário uma conta no gmail), que podem ser utilizados em computadores e smartphones.

As inscrições são de fluxo contínuo com fechamento de uma lista às quintas-feiras. Os atendimentos ocorrerão de segunda a quinta-feira.

Os atendimentos obedecerão à ordem de envio de formulários e à disponibilidade dos horários informados no momento da inscrição. Após o recebimento da inscrição, o CEPPSI confirmará na sexta-feira de cada semana através do telefone informado (ligação telefônica ou whatsaap) o dia e o horário do plantão online, e se a pessoa conseguiu uma vaga disponível. No dia e horário estabelecido, a(o) usuária(o) receberá através do whatssapp o link de acesso ao atendimento.

O formulário de inscrição poderá ser acessado através deste link https://forms.gle/xZ9N4XoUBWBz6XTh9.

O CEPPSI também reiniciará em breve, a psicoterapia online com as(os) usuárias(os) que já estavam sendo atendidas(os) pelo serviço e tiveram seus atendimentos interrompidos no início da pandemia do Covid-19. Em relação à esse retorno, a equipe do CEPPSI entrará em contato com as(os) usuárias para informá-las(os) sobre o retorno dessas atividades.

Para maiores esclarecimentos, estamos à disposição através do email  ou do telefone (87) 2101-6871. .