Você está aqui: Página Inicial > Notícias > O NuCEU divulga a Live de Lançamento da Cartilha "Orientações para Processos de Ensino-Aprendizagem Remotos na Universidade com Saúde e Qualidade de Vida".

por Larissa Kymberli publicado: 25/02/2021 10h22 última modificação: 25/02/2021 10h28

Universitárias(os) e Professoras(es), além dos efeitos comuns causados pelo distanciamento social e pela pandemia da COVID-19, tiveram que se adaptar a uma realidade acadêmica sem precedentes, com grande potencial de ser danosa à saúde mental, além de gerar dificuldades nos processos de ensino-aprendizagem. Essa realidade acadêmica é dificultada pelas antigas necessidades estruturais, como a falta de investimentos em atividades digitais, pelo acesso limitado a Internet de qualidade para o corpo discente, e condições de trabalho precárias para os docentes, além da alta carga de trabalho e da cultura da alta performance, sedimentada no produtivismo acadêmico.

Diante desse cenário, o Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário do Semiárido (NuCEU)  preparou, especialmente para as(os) universitárias(os), uma Cartilha orientadora para processos de ensino-aprendizagem remotos, em parceria com o Laboratório de Práticas Transdisciplinares em Saúde e Educação (LETRANS) da UNIVASF e o Laboratório de Fenomenologia (LABFENO) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com o apoio do GT da ANPEPP - Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos.

Convidamos a comunidade interna e externa a participar da live, preparada com carinho para o lançamento dessa Cartilha, no intuito de conversar sobre essas questões.

A live contará com a participação da Prof.ª Dra. Shirley Macêdo (CPSI/UNIVASF) e Prof.º Dr. Adriano Holanda (LABFENO/UFPR). Será transmitida no canal do YouTube do CEPPSI/UNIVASF, na próxima quarta-feira (03.03.2021) às 11h.

Aguardamos você!