Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão Própria de Avaliação da Univasf realiza Avaliação Anual 2020

Notícias

Comissão Própria de Avaliação da Univasf realiza Avaliação Anual 2020

publicado: 29/09/2020 16h00 última modificação: 29/09/2020 16h00
Renata Freitas

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) deu início ao processo de Avaliação Anual 2020 pela comunidade acadêmica. O período de autoavaliação institucional começou ontem (28) e vai até 8 de novembro. Todos os discentes, docentes e técnico-administrativos em educação (TAEs) da Univasf estão aptos a participar do processo. A Avaliação Anual tem como objetivo identificar, através do olhar dos membros que compõem cada segmento da instituição, seus avanços, demandas, potencialidades e fraquezas, contribuindo para a adoção de medidas que possibilitem a melhoria da educação superior em suas diversas dimensões.

A participação de discentes e servidores ocorre por meio do preenchimento de um questionário online. Para respondê-lo é necessário informar como Token de acesso o número de CPF (sem pontos ou traços) precedido pelo código da categoria à qual a pessoa pertence, como segue: DI para discentes; DO para docentes; e TA para técnicos administrativos. As instruções de acesso também estão disponíveis no site da CPA.

As informações obtidas a partir das respostas ao questionário irão compor o Relatório da Comissão Própria de Avaliação, elaborado pela CPA anualmente e encaminhado ao Ministério da Educação (MEC), no mês de março. A presidente da CPA da Univasf, Michelle Christini Araújo Vieira, enfatiza que a participação de todos no processo de avaliação é essencial para que o relatório contenha dados que de fato representem a realidade da Instituição. “É essencial que haja uma grande participação dos três segmentos da comunidade acadêmica para que o relatório represente realmente o perfil da Univasf, nas suas conquistas e necessidades e para que as ações partam de uma amostra considerável da comunidade acadêmica”, afirma.

Avaliação setorial – Também integra esse processo de avaliação anual realizado pela CPA, a autoavaliação dos setores administrativos e coordenações de colegiado. Michelle Vieira informa que um ofício foi encaminhado via Sipac para os setores pertinentes da Univasf com um questionário a ser respondido até 26 de outubro. Estas informações setoriais também são incorporadas aos dados que compõem o Relatório da Comissão Própria de Avaliação.

No Relatório anual de 2020, que se refere ao período de janeiro a dezembro de 2019, estão registradas as ações da CPA da Univasf, resultados, análises e apontamentos sobre as fragilidades institucionais, gerados pelo processo avaliativo, assim como as propostas de melhorias que podem contribuir para o desenvolvimento da universidade. Todos os relatórios da CPA estão disponíveis no site da Comissão.

O processo de autoavaliação das Instituições de Ensino Superior baseia-se nas orientações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei Nº 10.861/2004. Os resultados dos processos de avaliação institucional são referencial básico para os procedimentos de regulação e supervisão da educação superior, a exemplo de credenciamento e renovação de credenciamento de instituições de educação superior, a autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos de graduação. A autoavaliação integra, junto com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e as avaliações externas in loco, a tríade que avalia a atuação das Instituições de Ensino Superior brasileiras.

registrado em: ,