Você está aqui: Página Inicial > Sobre o CPGCM

Sobre o CPGCM

por Joyce Kelly Marinheiro Da Cunha Gonsalves publicado 15/05/2018 15h29, última modificação 19/02/2024 13h29

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais (PPGCM) da Universidade Federal do Vale do São Francisco, aprovado junto à CAPES na modalidade Mestrado, foi fundado em 2007. Em 2019, o curso de Doutorado foi implementado e, atualmente, oferta vagas em ambas as modalidades.

O PPGCM está avaliado com Nota 4 pela CAPES e conta com um corpo interdisciplinar formado por 16 professores, sendo 14 permanentes e 2 colaboradores.

 

Área de concentração

No momento, a área básica deste programa de pós-graduação está voltada para o estudo de Materiais Não-Metálicos, explorando as seguintes linhas de pesquisa:

- Materiais Cerâmicos

- Materiais Poliméricos

- Materiais Naturais

 

Infraestrutura

O PPGCM funciona com uma infraestrutura moderna, formada por vários laboratórios multiusuários que permitem a produção e preparação de diversos tipos de materiais e amostras, assim como laboratórios especializados, equipados com equipamentos que permitem a caracterização estrutural, química, superficial, mecânica, ótica e biológica dos materiais, entre outras.

Os cursos são gratuitos e o programa conta com várias modalidades de bolsas financiadas pelos órgãos de fomento FAPESB, FACEPE, CAPES e CNPq.

 

Curso de Metrado

O curso de Mestrado do PPGCM tem duração mínima de 12 (doze) e no máximo de 24 (vinte e quatro) meses. Para obter o título de mestre, o aluno deve integralizar um mínimo de 20 (vinte) créditos, desenvolver e defender um projeto de pesquisa na área de Materiais, explorando ao menos uma das três linhas do programa, e ser aprovado no Exame de qualificação. Além disso, exige-se aprovação no exame de proficiência na língua inglesa.

 

Curso de Doutorado

O curso de Doutorado do PPGCM tem duração mínima de 24 (vinte e quatro) e no máximo de 48 (quarenta e oito) meses. Para obter o título de mestre, o aluno deve integralizar um mínimo de 34 (trinta e quatro) créditos, desenvolver e defender um projeto de pesquisa na área de Materiais, explorando ao menos uma das três linhas do programa, e ser aprovado no Exame de qualificação. Além disso, exige-se aprovação no exame de proficiência de duas línguas estrangeiras, sendo uma delas obrigatoriamente a língua inglesa e publicação de pelo menos um artigo completo ou ter carta de aceite de revista indexada classificada pelo QUALIS / CAPES na área MATERIAIS.

 

Seleção

A seleção de alunos para os cursos de Mestrado e Doutorado é feita anualmente, através de Edital, o qual é normalmente lançado pelo programa entre os meses de novembro e dezembro de cada ano.

Coordenação 2023-2025
Prof. Dr. Erlon Rabelo Cordeiro - coordenador
Profa. Dra. Joyce Kelly Marinheiro da Cunha Gonsalves - vice-coordenadora