Você está aqui: Página Inicial > Fotos de Eventos Passados > Eventos 2016 > Univasf e Sesc Petrolina promovem a exposição itinerante “Luz, do fogo ao átomo” e oficinas práticas > Univasf e Sesc Petrolina promovem a exposição itinerante “Luz, do fogo ao átomo” e oficinas práticas

Notícias

Univasf e Sesc Petrolina promovem a exposição itinerante “Luz, do fogo ao átomo” e oficinas práticas

por publicado: 26/01/2017 16h29 última modificação: 26/01/2017 16h29

Demonstrar os diferentes aspectos da luz e sua relação com a história, a cultura e a sociedade. Esta é a proposta da exposição itinerante “Luz, do fogo ao átomo”, que estará em cartaz a partir desta terça-feira (16), no Hall do Restaurante Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Petrolina Centro. A mostra reúne seis experimentos científicos interativos, painéis e oficinas práticas. Para inaugurar a exposição, será realizada uma cerimônia de abertura, às 14h, no auditório da Biblioteca da Univasf. A mostra, que é organizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) Petrolina em parceria com a Univasf, será realizada até o dia 16 de setembro, das 8h às 12h e das 14 às 18h. Depois, seguirá para a cidade de Aracaju (SE).

Na mesa de abertura, estarão presentes o vice-reitor da Univasf Telio Nobre Leite; o professor do Colegiado de Engenharia Elétrica e coordenador do Espaço de Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Univasf, Militão Figueredo; o gerente do Sesc Petrolina, Hednilson Roberto Bezerra da Silva e a coordenadora do evento e Supervisora Pedagógica do Sesc Petrolina, Maria Elisangela Magalhães.

Na ocasião, o professor Figueredo irá ministrar a palestra “A luz através do tempo”. De acordo com ele, será discutida a história da luz pela perspectiva do conhecimento atual, suas aplicações e perspectivas futuras. “Nos últimos 50 anos se obteve mais conhecimento sobre o universo do que em todo o período histórico anterior e, mesmo assim, ainda temos grandes mistérios para desvendar”, explica. Após a palestra, será realizado um coquetel de abertura com a participação do cantor Dalmo Funchal.

Os participantes da mostra terão a oportunidade de conhecer truques que dão a ilusão de movimento e de se divertirem com experimentos que criam ilusão de óptica. Fazem parte da exposição alguns objetos como banco óptico, que ilustra o comportamento de um feixe de luz; zootropo, que cria pequenas animações; anamorfose, que ocorre quando uma imagem com aparência deformada se transforma em um desenho reconhecível; entre outros experimentos. Todos os objetos serão explicados de forma lúdica pelos mediadores da mostra.

Durante os atendimentos das mediações, serão realizadas oficinas para estudantes de escolas públicas e privadas com o objetivo de desenvolver o acesso ao conhecimento científico. Os interessados devem realizar o agendamento de visitas previamente, por meio dos telefones (87) 3866-7463 e (87) 3866-7460. Serão atendidas até duas escolas e um total de até quatro turmas por dia.

A mostra, que faz parte do projeto itinerante Sesc Ciência, ainda irá percorrer vários estados do Brasil. De acordo com o assessor técnico do Departamento Nacional do Sesc e um dos idealizadores da mostra, Alexandre Lobato, o objetivo da exposição é ressaltar a importância da luz e promover conhecimento. “Ela é importante para o conhecimento científico e também para outras áreas como a arte, que há sempre a associação da luz”, destaca.

Karen Lima

Por: Assessoria de Comunicação