Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostra Fotográfica Univasf 15 anos

Mostra Fotográfica Univasf 15 anos

publicado: 24/04/2019 15h34 última modificação: 24/04/2019 15h34

Ângulos, formas, paisagens e diversas percepções sobre a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) poderão ser contemplados em fotografias feitas por membros da comunidade acadêmica na Mostra Fotográfica Univasf 15 anos. A exposição terá início nesta quarta-feira (27), às 17h, no Hall da Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina (PE). A exposição conta com 25 fotografias coloridas, impressas em formato A3, e estará aberta à visitação das 8h às 18h.

Realizada pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Univasf, a mostra também será composta por um conjunto de fotografias do acervo institucional e integra o calendário oficial de comemorações do aniversário da instituição. As imagens foram feitas por servidores, estagiários, estudantes e terceirizados da Univasf e selecionadas via edital.

De acordo com Edson Macalini, diretor da DACC, as imagens foram escolhidas tendo como critério de seleção a representação da Univasf de uma maneira plural, que potencialize a percepção do público, a crítica e a poética da imagem. O objetivo da exposição é, portanto, representar a Univasf em seus diversos papéis e funções de instituição educacional e formadora demonstrando, assim, a importância da inserção universitária nos territórios do Semiárido nordestino. Além disso, ele frisa que a mostra também tem o intuito de gerar a reflexão da sociedade sobre a importância da universidade nesse contexto e apresentar os múltiplos olhares sobre os espaços que compõem a instituição de forma que não parta somente dos meios de comunicação institucionais.

Segundo Macalini, a Mostra Fotográfica pretende demonstrar as fronteiras, culturas e peculiaridades da educação nos interiores dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. “A importância da mostra consiste em ampliar para além dos olhares diversos expostos nas fotografias a potencialidade na fruição, cuja relação cena retratada, fotógrafo e público expandem as possibilidades de leituras e críticas proporcionando a autonomia das imagens e do leitor/fruidor”, afirma.

A ideia é que a mostra fotográfica percorra todos os campi da Univasf nos próximos meses. Com este objetivo, a DACC está realizando um levantamento de áreas que possam se tornar espaços expositivos nos campi. Já foram identificados o Hall do auditório do Campus Senhor do Bonfim (BA) e o Hall da biblioteca do Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), que receberão, posteriormente, a Mostra Fotográfica Univasf 15 Anos. A exposição ficará aberta à visitação durante 45 dias em cada campus.