Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão Dança no Velho Chico realiza segunda aula presencial de forró neste sábado (2)

Notícias

Projeto de extensão Dança no Velho Chico realiza segunda aula presencial de forró neste sábado (2)

por publicado: 10/04/2022 12h19 última modificação: 10/04/2022 12h24

WhatsApp Image 2022-04-10 at 12.23.19.jpeg

Com intuito de construir espaços de aprendizagem da dança no Vale do São Francisco, há mais de quatro anos Geison de Souza Duarte e Tracy Nathallia Silva Torre, professores de dança, vêm desenvolvendo um trabalho bastante produtivo na área. As ações promovidas pelos dois professores, atravessaram a Universidade do Vale do São Francisco, pois utilizaram seus espaços e contaram com uma quantidade grande de discentes, docentes e técnicos que participaram das aulas e das trocas a cerca desta rica linguagem artística que é a dança. Os encontros semanais promovidos pela dupla ocorriam uma vez por semana e chegaram a ter um público de mais de cem participantes. Porém com a necessidade de isolamento social que ocasionou as suspensão das atividades presenciais, o trabalho teve que ser interrompido. Este projeto visa dar continuidade a estas atividades com o apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco.
A Dança de Salão ou Dança Social é uma atividade de baixo impacto físico que traz diversos benefícios psicológicos, sociais, físicos e educacionais para quem a pratica. Por ser uma dança com objetivo de ser dançada a dois a sociabilidade dentro desse ambiente é uma de suas essências. Servindo muitas vezes em contextos de depressão, timidez e ressocialização de pessoas idosas e com deficiência, por exemplo. Auxilia na coordenação motora; na expressão; no desenvolvimento da comunicação entre os indivíduos e no autoconhecimento. Além de ser uma ótima atividade física. A ação ora proposta consiste em dar continuidade às aulas de Dança de Salão dos principais ritmos dançado na região e no Brasil (Forró, Samba, Bachata, Zouk, Bolero...) para o meio acadêmico da UNIVASF e para a população das cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Levando informação técnica necessária para a execução correta de cada dança através de aulas online e presenciais. Para isso, construímos este projeto de extensão como forma de vincular institucionalmente as ações que já ocorriam na UNIVASF e fora dela, para que os professores de dança aqui citados, possam ter contrapartida da equipe da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias - DACC/PROEX e contar com mais recursos humanos e materiais para a continuidade das ações.

Leia mais...