Você está aqui: Página Inicial > ESP.TEC.ABC > Componentes Curriculares > Módulo 9 – Acesso a Mercados

Módulo 9 – Acesso a Mercados

por Márcia Bento Moreira publicado 22/03/2021 14h36, última modificação 22/03/2021 14h36

Apresentação e discussão do acesso de produtos da ABC ao mercado, nos circuitos curtos, usuais (como feiras, mercados ou ainda programas governamentais de compra de alimentos) e em circuitos mais longos ou novos mercados, nacionais e internacionais, que valorizem um processo produtivo diferenciado. Apresentação do conceito de modelo de negócios e outras metodologias, visando identificar condições mais amplas de comercialização da produção.

Tópicos a serem abordados:

  • Sistematização da produção e valor agregado ao produto/ beneficiamento
  • Comercialização da Produção (in natura e beneficiada)
  • Mercados locais
  • Mercados institucionais (compra direta pelo governo): PAA, PNAE, CONAB, etc
  • Mercados nacionais e internacionais
  • Certificações e selos (sustentáveis)
  • Estratégias comerciais
  • Planos e modelos de negócio    
  • Difusão e troca de experiências de sucesso