Módulo 9 – Acesso a Mercados
por Márcia Bento Moreira
—
publicado
22/03/2021 14h36,
última modificação
22/03/2021 14h36
Apresentação e discussão do acesso de produtos da ABC ao mercado, nos circuitos curtos, usuais (como feiras, mercados ou ainda programas governamentais de compra de alimentos) e em circuitos mais longos ou novos mercados, nacionais e internacionais, que valorizem um processo produtivo diferenciado. Apresentação do conceito de modelo de negócios e outras metodologias, visando identificar condições mais amplas de comercialização da produção.
Tópicos a serem abordados:
- Sistematização da produção e valor agregado ao produto/ beneficiamento
- Comercialização da Produção (in natura e beneficiada)
- Mercados locais
- Mercados institucionais (compra direta pelo governo): PAA, PNAE, CONAB, etc
- Mercados nacionais e internacionais
- Certificações e selos (sustentáveis)
- Estratégias comerciais
- Planos e modelos de negócio
- Difusão e troca de experiências de sucesso