Você está aqui: Página Inicial > Arquivos e Notícias para a página inicial > Notícias > Nota sobre as matrículas em disciplinas para o período suplementar 2020.3

Nota sobre as matrículas em disciplinas para o período suplementar 2020.3

Esclarecimentos sobre a matrícula em disciplinas para 2020.3
publicado: 08/09/2020 10h22 última modificação: 08/09/2020 10h22

SRCA - Secretaria de Registro e Controle Acadêmico

Nota sobre as matrículas em disciplinas para o período suplementar 2020.3

As matrículas dos cursos de graduação da modalidade presencial, junto ao semestre letivo suplementar 2020.3, tiveram início às 00h00min deste sábado (05.09). Entretanto, logo pela manhã, foram verificadas anomalias, que nos fizeram bloquear o acesso dos discentes ao Sistema de Informações e Gestão Acadêmica - o SIG@.

Colocamo-nos, então, a buscar a resolutividade do problema, incluindo o contato com a equipe da Central de Serviços da UFPE, que oferece o suporte à Univasf. É importante frisar que, apesar de estar suspenso, no calendário do semestre letivo 2020.1, ainda constam funcionalidades que, eventualmente, precisam ser ativadas por uma série de fatores, como a emissão de documentos estudantis e lançamento de notas e faltas de estágio obrigatório e trabalho de conclusão de curso de concluintes. Adicionalmente, os cursos de graduação e pós-graduação da educação à distância não interromperam suas atividades e estão com o semestre letivo 2020.2 em pleno funcionamento. Ou seja, na prática, temos 3 calendários de graduação e 3 de pós-graduação acontecendo concomitantemente.

Como a resolução foge do nosso domínio e não depende do auxílio técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/Univasf) tampouco dos nossos servidores (data center), estamos atentos e no aguardo do auxílio da Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPE .

Cabe salientar que:

1)  em virtude do feriado do Dia da Independência, os responsáveis pelo SIG@/UFPE se comprometeram em resolver nossas pendências até o final do dia desta terça-feira (08.09);

2) postergamos o período de matrículas até o dia 13.09. Não há o que impeça o início das aulas no dia 14 de setembro;

3) o período de modificação de matrícula seguirá nos dias 14 e 15. Trata-se do momento em que as coordenações podem corrigir algumas nuances do sistema, a exemplo da ampliação da quantidade de vagas para as disciplinas. Como temos um calendário enxuto, no período suplementar, as matrículas e modificações são as datas mais importantes para as coordenações dos cursos;

4) em 2020.3, os estudantes poderão cancelar suas matrículas nas disciplinas a qualquer instante, desde o dia 14 de setembro até 23 de dezembro, no final do semestre;

5) à matrícula, o estudante não terá sugestão de disciplinas, como geralmente acontece nos semestres normais, obrigando-o a buscá-las no cardápio de componentes curriculares oferecidos;

6) os núcleos temáticos devem ser observados conforme a nomenclatura, pois estão constando como disciplinas, com o intuito de retirar os 25% de carga horária como pré-requisitos previamente cursados pelos estudantes.

Mais uma vez, lembramos que se trata de um momento completamente novo e, provavelmente, teremos que corrigir eventuais incongruências de alguns discentes. Para que não haja prejuízos, pedimos que, por gentileza, ao observarem, reportem-se prontamente à SRCA.