Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 13ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Univasf acontece de 14 a 17 de dezembro e está com inscrições abertas

publicado: 30/11/2020 15h07 última modificação: 30/11/2020 15h07
Renata Freitas

A 13ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) será realizada de 14 a 17 de dezembro com o tema "Educação Mediada por Tecnologias: desafios e oportunidades em tempos de pandemia". O evento anual que reúne a produção acadêmica da Univasf será realizado remotamente em virtude da pandemia de Covid-19 e oferece uma diversificada programação, composta por palestras, minicursos, oficinas, mesas redondas e lives, além das mostras e jornadas científicas, com apresentação de trabalhos de discentes e servidores. As inscrições para ouvintes e submissão de trabalhos podem ser feitas até 6 de dezembro, gratuitamente. A Scientex é aberta à participação de toda a comunidade, tanto interna quanto externa à Universidade.

Os interessados devem se inscrever pelo site da 13ª Scientex. Todos os projetos aprovados nos programas institucionais da Univasf devem submeter resumos, que serão apresentados virtualmente na modalidade oral, por meio de vídeos que serão gravados pelos bolsistas, ou na modalidade pôster, no caso de estudantes que atuam como voluntários. Os trabalhos serão apresentados nos seguintes eventos, que integram a programação da 13ª Scientex: 15ª Mostra de Extensão (Pibex), 15ª Jornada de Iniciação Científica (JIC), 9ª Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Joint), 9ª Mostra de Pós-Graduação (MPG), 9ª Mostra do Programa de Educação Tutorial (PET), 3ª Mostra de Bolsistas de Incentivo Acadêmico (BIA), 12ª Mostra de Monitoria e Tutoria e 2ª Mostra do Programa de Residência Pedagógica (RP).

De acordo com o professor Gustavo Frensch, que integra a comissão organizadora do evento, serão realizadas nesta Scientex 56 atividades, além das mostras e jornadas, e a expectativa é que o evento reúna um público de aproximadamente mil participantes. “Esta edição será a primeira da Scientex totalmente virtual, o que envolve um aprendizado e uma adaptação de todo o sistema, seja para a submissão e apresentação de trabalhos, seja para palestras e outras atividades. Entretanto, embora por péssimos motivos, a transferência da Scientex para o meio online pode trazer também uma grande oportunidade: mais pessoas podem participar, já que não é necessário sair de casa ou viajar para participar das atividades”, destaca Frensch.

A 13ª Scientex é organizada pelas Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), de Ensino (Proen) e de Extensão (Proex) da Univasf, com o apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A programação completa do evento está disponível no site .