Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1ª Semana de Geografia da Univasf será realizada no Campus Senhor do Bonfim

1ª Semana de Geografia da Univasf será realizada no Campus Senhor do Bonfim

publicado: 17/03/2023 11h59 última modificação: 17/03/2023 11h59
Júlia Mendes

“Educação, capital, território e os conflitos socioambientais no Centro Norte Baiano” é o tema da 1ª Semana de Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que será realizada de 24 a 26 de maio, no auditório do Campus Senhor do Bonfim. O evento é promovido pelo Colegiado de Geografia (CGEO) em comemoração ao aniversário do curso e ao Dia do Geógrafo, com o objetivo de discutir, fortalecer e divulgar informações e resultados de trabalhos científicos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o início do evento.

As inscrições para ouvintes e para os minicursos devem ser realizadas pelo link disponibilizado no site da 1ª Semana de Geografia. O período para submissão de trabalhos estará aberto até 31 de março. Todas as normas para submissão podem ser encontradas no site.

Além das apresentações de trabalhos, a programação contará com três mesas redondas e quatro minicursos. A mesa de abertura será realizada às 19h no dia 24 de maio e terá como tema “A territorialização do capital no Centro Norte baiano e os conflitos no Campo: Luta de classes e a construção de atos educativos para além do capital”. A mesa será composta pela agente da Comissão da Pastoral da Terra (CPT) na Bahia, Maria Aparecida Jesus Silva; o integrante da coordenação nacional do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Charles Trocate; e o representante da Associação Comunitária Tradicional de Fundo e Fecho de Pasto de Borda da Mata, Rubem de Farias Cruz. A discussão será mediada pelo professor do Colegiado de Geografia da Univasf Átila de Menezes Lima.

Para os minicursos foram disponibilizadas 160 vagas, distribuídas igualmente entre eles. Serão abordados os temas “Água e Recursos Hídricos, Gestão e Conflitos no Alto Itapicuru”; “Gestão, Manejo e Conservação de áreas protegidas”; “Geografia e Pedagogia Histórico Crítica: reflexões preliminares para o ensino de geografia”; e “Geografia, Conflitos e Assessoria popular”. A programação completa pode ser encontrada no site.

O professor Sirius Oliveira Souza, do Colegiado de Geografia da Univasf, integra a comissão organizadora do evento e destaca a sua importância. “A 1ª Semana de Geografia da Univasf marca a história do Colegiado de Geografia, celebrando os oito anos do curso e disponibilizando a comunidade interna e externa um evento de qualidade, pautado em discussões sobre os conflitos socioambientais do centro norte baiano”, ressalta.