Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Canteiro de Antropologia” promove palestras no Campus Serra da Capivara neste sábado (24)

publicado: 23/08/2019 11h30 última modificação: 23/08/2019 11h32
Layla Shasta

O Colegiado de Antropologia (CANT) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá, neste sábado (24), o evento “Canteiro de Antropologia”. Nesta edição, serão apresentados os resultados das pesquisas realizadas pelo Núcleo Temático (NT) Diagnóstico cultural, econômico e social do semiárido piauiense. A ação acontecerá no auditório do Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). Na ocasião, haverá um ciclo de palestras das 8h às 12h e outro das 14h às 18h. A entrada é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

Pela manhã, serão realizadas palestras sobre diversos assuntos, como descarte de cinzas e óleo de fritura; gestão hídrica; diagnóstico da produção de resíduos orgânicos no mercado de frutas; e qualidade da água em São Raimundo Nonato. Já no turno da tarde, serão abordadas temáticas relacionadas a questões históricas e sociais da região. Entre os temas que serão discutidos estão: o Reisado em São Raimundo Nonato; arqueologia, patrimônio e comunidade; representações sociais e memórias das comunidades do Território de Lagoas (PI). Vai acontecer, ainda, uma palestra intitulada “Cartografia do conflito”. A programação detalhada está disponível no site do CANT.

O NT Diagnóstico cultural, econômico e social do semiárido piauiense é proposto pelo Colegiado de Antropologia e conta com a participação de discentes e docentes dos cursos de Arqueologia, Química, Antropologia e Ciências da Natureza do Campus Serra da Capivara. Segundo a professora do CANT, Natacha Simei Leal, há pouca documentação e poucos dados produzidos no sudoeste do Piauí e, diante disso, o Núcleo Temático visa gerar novas informações, com o objetivo de auxiliar na elaboração de políticas públicas para a região.

O Canteiro de Antropologia tem como objetivo promover a troca de conhecimentos entre pesquisadores, estudantes e a comunidade, bem como se propõe a inserir os discentes em discussões sobre temas atuais.  As atividades do projeto acontecem mensalmente e possuem o intuito de tornar o Campus Serra da Capivara um polo de divulgação e formulação de pesquisas na área de Humanidades.