Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Ciência na Serra: Da Biologia a Geociências” é tema da live do projeto Cientequi desta sexta-feira (30)

publicado: 29/07/2021 14h24 última modificação: 29/07/2021 14h24
Júlia R. Mendes

Na terceira edição do Papo Cientequi, projeto de difusão científica realizado pelo Grupo de Pesquisa Cientequi da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o tema a ser debatido será “Ciência na Serra: Da Biologia a Geociências”. Dois docentes da Univasf falarão sobre suas pesquisas no Parque Nacional da Serra da Capivara. A live acontecerá nesta sexta-feira (30), às 15h30 e será transmitida pelo canal Cientequi no YouTube para toda a comunidade.

Esta será a primeira live do projeto no semestre 2020.2 e terá o formato de mesa redonda. Serão apresentadas algumas pesquisas e trabalhos que foram desenvolvidos na Serra da Capivara (PI). Os convidados são os professores Arnaldo José Correia Magalhães Júnior e Renê Jota Arruda de Macêdo, ambos do Colegiado de Ciências da Natureza (Ccinat), do Campus Serra da Capivara. Cada palestrante terá 20 minutos para falar sobre um tema.

Magalhães Junior irá discorrer sobre sua própria experiência de pesquisa no Parque Nacional da Serra da Capivara. O docente desenvolve trabalhos com Ecologia de lagartos da Caatinga com ênfase em História Natural, Autoecologia e Modelagem Ecológica de Nicho. Já o professor Macêdo, que atua nas áreas de Geologia Marinha, Sedimentologia, Geomorfologia Continental e Costeira e realiza pesquisas na área de modelagem numérica de terreno através de linguagens de programação como Python e R, irá abordar a modelagem da erosão hídrica no Parque.

O evento contará com a mediação dos professores Lucas dos Santos Fernandes e Yariadner Costa Brito Spinelli, do Ccinat, que também é coordenadora do projeto. No final da live será disponibilizado um formulário de avaliação. Aqueles que preencherem receberão o certificado. A próxima live está prevista para o dia 26 de agosto. Além das lives, o projeto também disponibiliza vídeos, podcasts e/ou cards no Instagram, YouTube e Facebook, com informações para difundir o conhecimento científico.