Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Distúrbios da Voz” é tema de mesa redonda hoje (16) na Univasf

Notícias

“Distúrbios da Voz” é tema de mesa redonda hoje (16) na Univasf

publicado: 16/04/2018 11h16 última modificação: 16/04/2018 11h16
Jaislane Ribeiro

Para marcar o Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, será realizada na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) uma mesa redonda sobre “Distúrbios da Voz”. O evento acontecerá hoje (16), a partir das 14h, no auditório da biblioteca, no Campus Sede, em Petrolina (PE). Aberta a toda a comunidade, a mesa redonda visa promover a conscientização da população sobre os cuidados com a voz e a importância da saúde vocal.

O evento terá a presença dos médicos otorrinolaringologistas Juvêncio Coelho Lustosa, Carlos Tadeu Rodrigues e Raquel Coelho; dos cirurgiões de Cabeça e Pescoço Fábio Oliveira e Cibele Coelho Dias; e das fonoaudiólogas Lídia Soares e Iracema Hermes Pires. A iniciativa integra a programação da Semana da Voz, que será realizada até sexta-feira (20) e irá promover outras atividades em Petrolina e Juazeiro.

Na quinta-feira (19), a equipe de Promoção à Saúde do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) da Univasf irá exibir o curta-metragem “Minha Voz, Minha Vida”. A apresentação terá início às 14h, no auditório do SIASS. Lançado em 2011, a produção foi realizada pelo Sindicato dos Professores de São Paulo, com a finalidade de chamar atenção dos profissionais que utilizam a voz no exercício da profissão. Após a exibição do curta, será realizada uma roda de conversa com a participação das fonoaudiólogas Amanda Leite e Cirland Macêdo.

A Semana da Voz é uma realização da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABROL-CCF) e da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). O evento conta com o apoio da Univasf, por meio do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), e do Hospital de Clínicas Especializadas (HCE), de Juazeiro.

Dia Mundial da Voz – A celebração da data iniciou no Brasil, em 1999. E a partir de 2003, as ações de conscientização se expandiram para outros países da América do Norte, Europa e Ásia. O objetivo da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, neste dia e ao longo da semana, é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

registrado em: , ,