Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Filosofia Lean como Estratégia de Excelência Organizacional” será tema do IX Simpósio de Engenharia de Produção

Notícias

“Filosofia Lean como Estratégia de Excelência Organizacional” será tema do IX Simpósio de Engenharia de Produção

Evento terá início na próxima quarta-feira (7), no Campus Juazeiro

publicado: 02/03/2018 16h55 última modificação: 02/03/2018 16h55
Mônica Santos
IX Seprone e VIII Sepvasf acontecerão simultaneamente no Complexo Multieventos, de 7 a 9 de março.

IX Seprone e VIII Sepvasf acontecerão simultaneamente no Complexo Multieventos, de 7 a 9 de março.

Com a temática “Filosofia Lean como Estratégia de Excelência Organizacional”, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o IX Simpósio de Engenharia de Produção (Seprone) e o VIII Simpósio de Engenharia de Produção do Vale do São Francisco (Sepvasf). O evento é organizado pelo Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção (DAEP) e pelo Colegiado de Engenharia de Produção (CPROD) e acontecerá entre os dias 7 e 9 de março, no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro.

As inscrições podem ser feitas pelo site ou presencialmente, no dia do evento. Os valores variam de R$ 99,00 a R$ 143,00, a depender da formação do participante. A palestra de abertura será realizada na quarta-feira (7), às 19h, e terá como tema “Manufatura Lean no sistema de produção da Ford”, que será abordado por Ricardo Oliveira, gerente de manufatura da Ford.

A filosofia Lean atua na fabricação e gestão de processos produtivos e consiste na utilização de ferramentas para reduzir o desperdício, aumentando, assim, os lucros. De acordo com Pedro Vieira, estudante de Engenharia de Produção e organizador do evento, o tema foi escolhido porque a aplicação da filosofia Lean na Ford é um caso de sucesso que merece ser apresentado e discutido.

Na programação, haverá apresentações de trabalhos, oficinas, minicursos, a edição mensal do projeto de extensão Tempos de Produção, visitas e palestras. De acordo com Vieira, o objetivo do simpósio é apresentar a filosofia Lean e mostrar como ela pode ser aplicada em diversas áreas de produção.  A expectativa de público é de mais de 350 pessoas de vários estados do Brasil como Alagoas, Ceará e Bahia, com foco na região Nordeste.

“Queremos, com o evento, mostrar a necessidade da filosofia Lean na eficiência dos processos e vamos tratar disso em diversas áreas, como administração de hospitais e no agronegócio. Vamos falar sobre as ferramentas utilizadas e suas possíveis aplicações para, com isso, formar parcerias entre a academia e o mercado, estreitando, assim, as relações”, afirma.