Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Filosofia Lean como Estratégia de Excelência Organizacional” será tema do IX Simpósio de Engenharia de Produção

Evento terá início na próxima quarta-feira (7), no Campus Juazeiro

publicado: 02/03/2018 16h55 última modificação: 02/03/2018 16h55
Mônica Santos
IX Seprone e VIII Sepvasf acontecerão simultaneamente no Complexo Multieventos, de 7 a 9 de março.

Com a temática “Filosofia Lean como Estratégia de Excelência Organizacional”, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o IX Simpósio de Engenharia de Produção (Seprone) e o VIII Simpósio de Engenharia de Produção do Vale do São Francisco (Sepvasf). O evento é organizado pelo Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção (DAEP) e pelo Colegiado de Engenharia de Produção (CPROD) e acontecerá entre os dias 7 e 9 de março, no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro.

As inscrições podem ser feitas pelo site ou presencialmente, no dia do evento. Os valores variam de R$ 99,00 a R$ 143,00, a depender da formação do participante. A palestra de abertura será realizada na quarta-feira (7), às 19h, e terá como tema “Manufatura Lean no sistema de produção da Ford”, que será abordado por Ricardo Oliveira, gerente de manufatura da Ford.

A filosofia Lean atua na fabricação e gestão de processos produtivos e consiste na utilização de ferramentas para reduzir o desperdício, aumentando, assim, os lucros. De acordo com Pedro Vieira, estudante de Engenharia de Produção e organizador do evento, o tema foi escolhido porque a aplicação da filosofia Lean na Ford é um caso de sucesso que merece ser apresentado e discutido.

Na programação, haverá apresentações de trabalhos, oficinas, minicursos, a edição mensal do projeto de extensão Tempos de Produção, visitas e palestras. De acordo com Vieira, o objetivo do simpósio é apresentar a filosofia Lean e mostrar como ela pode ser aplicada em diversas áreas de produção.  A expectativa de público é de mais de 350 pessoas de vários estados do Brasil como Alagoas, Ceará e Bahia, com foco na região Nordeste.

“Queremos, com o evento, mostrar a necessidade da filosofia Lean na eficiência dos processos e vamos tratar disso em diversas áreas, como administração de hospitais e no agronegócio. Vamos falar sobre as ferramentas utilizadas e suas possíveis aplicações para, com isso, formar parcerias entre a academia e o mercado, estreitando, assim, as relações”, afirma.